Basquetebol: Presidente da República classifica de “extraordinário e luminoso” a presença da Taça do Mundo em Cabo Verde

Cidade da Praia, 18 Mai (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, classificou hoje, na Cidade da Praia, de ” extraordinário e luminoso” a presença da Taça do Mundo de basquetebol FIBA’2023, denominado Troféu Naismit”, em Cabo Verde.

Esta iniciativa acontece no âmbito do “Trophy Tour”, lançado pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) durante o sorteio do Mundial, realizado no início do mês nas Filipinas.

“É algo de extraordinário, eu diria mesmo luminoso, porque ilumina o caminho das novas relações e mostra que é possível um pequeno país como Cabo Verde, com trabalho árduo e muita abnegação, pode ir longe”, precisou José Maria Neves, após um encontro com uma delegação mista da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCB) e da instância que superintende a modalidade em África.

Para o mais alto magistrado da Nação, o facto de Cabo Verde ter deixado para trás grande selecções como a nigeriana, a senegalesa , a queniana e outras grandes potências de basquetebol mundial é um feito extraordinário que deve ser um motivo de orgulho e de muita responsabilidade para as novas gerações e outras modalidades.

“Afinal podemos ter a Taça aqui, é definitivamente um motivo de orgulho”, reiterou José Maria Neves, prometendo engajamento total da Presidência da República para “prestigiar” a presença de Cabo Verde na prova máxima do basquetebol mundial.

Por sua vez, Fode Amara Conde, membro do Comité Executivo da FIBA, enalteceu todo o apoio dos cabo-verdianos durante as fases preliminares, eliminatórias e de grupos que levaram com que Cabo Verde conseguisse apurar-se como um dos cinco representantes do continente africano.

Depois de ter passado toda a quinta-feira em São Vicente, o Troféu Naismith chegou hoje a Cidade da Praia e, segundo avançou a imprensa o seleccionador nacional, Emanuel Trovoada, a taça vai estar exposta esta sexta-feira, a partir das 19:00, no Largo do Memorial Amílcar Cabral para sessão de fotografias com o público.

O Troféu Naismith, em homenagem ao inventor do basquetebol James Naismith, é a taça de prata maciça concedida aos vencedores do Mundial.

A versão actual do troféu foi concedida pela primeira vez em 1998.

A selecção cabo-verdiana qualificou-se a 26 de Fevereiro deste ano pela primeira vez para o Mundial da modalidade, evento que vai contar com a participação de 32 selecções, entre 25 de Agosto e 10 de Setembro, no Japão, na Indonésia e nas Filipinas.

Cabo Verde figura como um dos cinco países africanos a representar o continente no Mundial’2023, juntamente com Sudão do Sul, Costa do Marfim, Egipto e Angola.

OM/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos