Basquetebol: Jovens organizam torneio de “street basket” no bairro da Achada Santo António

Cidade da Praia, 17 Dez (Inforpress)  – Um grupo de jovens do bairro da Achada Santo António organiza este fim-de-semana um torneio de basquetebol denominado “Txada Street Basket”, com participação de 12 equipas de várias localidades da Cidade da Praia.

Em declarações à Inforpress, um dos organizadores, Ivanir Barreto, avançou que os jogos do torneio vão ser realizados na mesma localidade, num campo recentemente construído ao lado do supermercado Calú e Ângela, a partir das 14:00.

“A inscrição do torneio é gratuita, pois o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) já patrocinou todos os equipamentos necessários para a realização da mesma e na abertura das actividades estará presente o ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire”, afirmou.

Ivanir Barreto, também conhecido como Barrusco, explicou que cada partida tem uma duração de dez minutos, são constituídas por quatro jogadores, sendo três no campo e um suplente, sendo que as derrotadas em cada partida ficam automaticamente eliminados.

“Os jogos são disputados entre dois grupos e as equipas que acumularem mais pontos em cada grupo irão disputar as meias-finais e a final”, explicou.

Segundo a mesma fonte, além do prémio do primeiro e segundo classificado, todos os participantes do torneio irão receber medalhas de participação, estando ainda em jogo os prémios de melhor marcador e melhor jogador.

Em relação às normas sanitárias, Ivanir Barreto garantiu que o evento já está preparado para respeitar todas as medidas sanitárias e que a organização já tem stocks de máscaras, álcool gel e um lavatório que vai estar disponível para todos no torneio.

Salientou ainda que a segurança está garantida com o apoio das forças policiais para, assim, evitar acumulação de pessoas no local.

Ivanir Barreto justificou que este evento foi organizado sem fins lucrativos, porém com intuito de tentar manter os jovens ocupados, longe da prática de actividades adversas, como drogas e delinquência, mostrando-lhes que o desporto é “um bom caminho para se manter ocupado e que desporto é vida”.

DM/SR//AA

Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos