Basquetebol: Ivan Almeida denuncia ter sido alvo de “insultos racistas” na final dos play-off

Cidade da Praia, 11 Jun. (Inforpress) – O basquetebolista internacional cabo-verdiano do Sport Lisboa e Benfica (Portugal) Ivan Almeida, 33 anos, denunciou hoje ter sido alvo de insultos racistas no Dragão Arena, na quinta-feira, no jogo da terceira final dos play-off .

O extremo do Benfica denunciou, através das redes sociais, ter sido alvo de insultos racistas durante o terceiro jogo da final do campeonato de basquetebol, na quinta-feira, no Dragão Arena, e criticou a Federação Portuguesa e os dois clubes por não se terem pronunciado sobre as ofensas que terá ouvido.

“Os que calaram perante isto, e já passaram isto por baixo do tapete como poeira, também contribuem para o racismo. Nem a Federação Portuguesa de Basquetebol, nem o meu clube, o Benfica, nem o FC Porto, se pronunciaram sobre o sucedido no Dragão Arena. (“Preto, macaco volta para a tua terra.”). O silêncio também é racismo”, criticou o jogador cabo-verdiano na rede social.

“E sei que vem para aqui muita gente dizer para mostrar dentro do campo, para não ligar, que as pessoas são estúpidas e que outras não sabem o que dizem. Outros vão dizer que não há racismo em Portugal e que me estou a fazer de vítima. Digo-vos também que por baixo deste atleta profissional africano há um ser humano como todos”, rematou ainda o atleta crioulo.

“Na Nha costa tem xicotada di brankus, tem marcas ki tá fika pá sempri, tem um povu, um istoria e um nasson cheio di lágrimas. Nha costa també é largo e n tá bem supera tudu xicotada kin toma na nha caminho (Na minha costa há açoites de brancos, há marcas para sempre, há um povo, uma história e uma nação cheio de lágrimas. Também tenho costas largas e vou superar todas as chicotadas que recebi no caminho), desabafou o atleta do Benfica.

O SL Benfica e o FC Porto voltam a encontrar-se este sábado do Dragão Arena para o quarto jogo da final dos play-off para o título nacional de Portugal, sendo que neste momento o clube da Luz vence por 2-1.

Uma vitória encarnada no jogo desta tarde garante o título do Benfica, mas um triunfo portistas obriga a realização do quinto jogo.

SR/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos