Basquetebol/Boa Vista: Filomena Graça assume presidência na associação com desafio de acolher competições nacionais

Sal Rei, 14 Nov (Inforpress) – A presidente da Associação Regional de Basquetebol da Boa Vista (ARBBV), Filomena Graça, aceitou o desafio de voltar ao cargo de presidente da associação para “reerguer o basquetebol” na ilha, que será palco de competições nacionais.

Este compromisso foi assumido após um encontro de reflexão sobre o estado do basquetebol na Boa Vista, que encerrou a programação da câmara municipal para celebrar o Dia Nacional do Desporto, assinalado a 12 de Novembro.

No encontro, diretor de Desporto da Câmara Municipal da Boa Vista, Eldon Lopes, lembrou que este ano a autarquia decidiu organizar as actividades para celebrar o Dia Nacional do Desporto, com destaque para o basquetebol, visando reactivar a modalidade basquetebol, “inactiva e sem competições” na ilha.

Os presentes, entre eles convidados, amantes e praticantes da modalidade, vincaram a necessidade de se reativar a ARBBV, com pessoas a assumir a liderança da mesmo para recriar a dinâmica de outrora, antes de se pensar nas competições.

Nesta linha, perante os desafios apontados durante a reunião, o selecionador nacional de basquetebol, Manuel Trovoada, em nome da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCB) divulgou alguns compromissos que poderão ser assumidos com a ilha, após a reorganização da associação.

Trovoada mencionou a realização do campeonato sub-18 masculino, ou um inter-ilhas feminino sub-16, formação e cursos de árbitros e treinadores, e ainda trazer a seleção nacional de basquetebol para realizar um estágio na ilha da Boa Vista.

Lançado o desafio, Filomena Graça, também conhecida como Cecy, que já tinha estado na liderança da associação durante dois anos, voltou a aceitar o compromisso de assumir a presidência da ARBBV.

Isto para, como disse, juntamente com os responsáveis das quatro equipas da modalidade existentes na ilha, câmara municipal, amantes e praticantes da modalidade, “voltar a reerguer e reorganizar” a associação para reativar a modalidade na ilha.

Cecy Graça vê este desafio como “uma nova oportunidade dada”, que terá de ser “aproveitada e agarrada com força” para a ilha, que se encontra “no seu auge no desporto” com “pessoas mais motivada”, possa alcançar o objetivo que se quer para Boa Vista, que é ter basquetebol na ilha.

“Sentimos que se regressamos e as equipas ajudarem acho que conseguimos chegar lá. Acho que conseguimos sim porque tudo o que quisermos conseguimos fazer desde de que decidimos levar o plano a frente, com coisas bem trabalhadas, bem pensadas sem deixar as coisas para última de hora”, afirmou a presidente da ARBBV, referindo-se ao desafio de regressar à liderança da associação e de realizar as competições nacionais na Boa Vista.

Assim, ficaram definidas as datas para o primeiro encontro da associação, na sexta-feira, 17, com os responsáveis das equipas de basquetebol, para delinear o futuro da associação e da modalidade na ilha, e, no dia 24, com a equipa camarária sobre formação de árbitros e treinadores.

VD/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos