Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Banco Mundial propõe certificação de qualidade a outros sectores da cadeia de valor do turismo  

Cidade da Praia, 18 Nov (Inforpress) – O consultor do Banco Mundial António Baptista propôs hoje que outros sectores da cadeia de valor do turismo devem seguir a linha de certificação de qualidade adoptados pelos Pequenos Alojamentos Turísticos (PAT).  

A recomendação foi feita por este responsável, à margem da cerimónia de entrega oficial dos primeiros certificados aos Pequenos Alojamentos Turísticos (PAT), enquadrada no projecto de Competitividade para o Desenvolvimento do Turismo, financiado pelo Banco Mundial.  

António Baptista parabenizou o Instituto da Gestão da Qualidade e Propriedade Intelectual (IGQPI) e o Ministério Turismo e Transportes pelo esforço e pela forma “desafiante” como conseguiram implementar o programa perante o contexto pandémico da covid-19.  

“Julgo que houve todo o desafio de desenho do programa que conseguiu bastante tempo e recursos, ultrapassada essa fase arrebentou a pandemia que dificultou toda a parte de implementação do programa, mas que mesmo assim ao fim de um ano de implementação conseguiu prestar assistência a 46 estabelecimentos, sendo que 30 estão a avançar para o processo de certificação e 5 receberam hoje os certificados”, apontou 

Segundo o consultor, o investimento na qualidade dos pequenos alojamentos é uma peça do puzzle de uma estratégia que almejamos que se amplie a outros sectores da cadeia de valor turístico, e na qual outros produtos e serviços devem seguir essa linha em termos de certificação de qualidade.  

“Este é um desafio que o Banco Mundial vai apoiar no quadro do programa operacional do turismo onde a questão do envolvimento da cadeia de valor local e de empresas locais em termos de fornecimento de bens e serviços vai continuar a ser uma aposta”, sustentou.  

Outro desafio é ampliar o programa para todas as ilhas com a auditoria e assistência técnica aos estabelecimentos, de modo a abarcar mais os pequenos alojamentos turísticos, incluir a questão da sustentabilidade energética e reutilização de recursos e trabalhar o ‘branding’ com a ligação ao mercado dos pequenos alojamentos.   

Por outro lado, realçou a necessidade de se envolver as câmaras de comércio e o sector privado para criar as condições para todos os tipos de certificações e para que as empresas possam completar esses serviços de auditoria e certificação em outras cadeias de valores com custos mais reduzidos.  

Por seu turno, a presidente do conselho directivo do Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI), Ana Paula Spencer, realçou a necessidade de todos trabalharem em conjunto para que a certificação de produtos, processos e serviços seja adoptado à realidade nacional e acessível a todas as empresas e operadores económicos que pretendem investir na qualidade.  

Considerou que a certificação é a via pela qual as empresas, serviços e entidades conseguem mostrar que os seus sistemas de gestão, produtos, processo e serviços estão assentes em normativos nacionais e internacionais conferindo assim maior credibilidade e transmitindo maior confiança e segurança aos consumidores na sua utilização.  

À margem foi assinado um protocolo de cooperação entre o Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual e o Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI) que visa fortalecer a colaboração institucional que vem sendo desenvolvida através de projectos associados e digitalização do processo e serviços.  

O programa de certificação de pequenos alojamentos turísticos esta enquadrado no projecto de Competitividade para o Desenvolvimento do Turismo, financiado pelo Banco Mundial, sob coordenação do IGQPI, em “estreita colaboração” com o Instituto de Turismo de Cabo Verde (ITCV).

AV/AA 

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos