Banco Mundial perspectiva percurso positivo de Cabo Verde com aposta no digital

Cidade da Praia, 26 Jul (Inforpress)- O relatório do Banco Mundial apresentado hoje na Praia destaca o percurso positivo do País e perspectiva um caminho também positivo, com aposta na conectividade da internet, posicionando o digital como um dos grandes sectores do desenvolvimento.

Segundo explicou à imprensa a representante do Banco Mundial em Cabo Verde, Eneida Fernandes, à margem do acto de apresentação deste documento, o relatório “Cabo Verde Economic Update 2022” fala muito da potencialidade do País, sobretudo da questão da conectividade da internet.

“Vemos que realmente Cabo Verde tem potencial na questão de aproveitar os recursos humanos que tem, a conectividade do País e também os investimentos do Governo nesses últimos anos, tanto na capacitação na área digital, como também nas infraestruturas, como o parque tecnológico”, afirmou.

Esta responsável acrescentou ainda que o documento tenta mostrar o que já se conseguiu atingir em Cabo Verde, a perspetiva para os próximos anos, tendo realçado que a perspetiva é muito positiva com este investimento novo no País.
Uma das grandes vantagens do Banco Mundial, prosseguiu, é que trabalha em vários países, fazendo comparação com os outros países que estão se desenvolvendo nesta área, com os da África em si, mas também com os grandes países nesta era de desenvolvimento tecnológico.

“Cabo Verde está muito bem em termos de África, mas acho que a ambição do Governo é não ser comparado somente com a África, mas também aos grandes países desenvolvidos nessa área e aí é onde colocamos os esforços para que consigamos apoiar o Governo a chegar nessa ambição”, assinalou.

Questionada sobre se o relatório levou em conta o contexto da crise, também com a guerra na Ucrânia, Eneida Fernandes contou que o relatório fala sobre o ano 2021, mas que faz uma pequena actualização para falar da perspetiva de 2022.

“Se existia uma esperança de um crescimento muito maior em Cabo Verde, agora vimos que se vai ter uma revisão do crescimento que estava estimada em 6, 7 por cento (%) para 4 % e isso está directamente ligada a esta questão da Ucrânia”, argumentou.

Entretanto, conforme esta representante do Banco Mundial em Cabo Verde, o que se vê é que o Governo mais uma vez este ano teve de aumentar a dívida para dar uma resposta a esta crise , mas ao mesmo tempo a necessidade de se continuar a investir no desenvolvimento futuro.

“Não se pode ficar só respondendo à crise”, disse, assegurando que o percurso do país é positivo, principalmente tendo em conta a retoma económica na área do turismo.

O relatório “Cabo Verde Economic Update 2022” está dividido em duas partes, sendo que a primeira diz respeito à parte digital, ou seja, como se pode aproveitar ainda mais a potencialidade de Cabo Verde, de modo que seja um exemplo não só na África.

A segunda parte fala sobre a questão económica, isto é, na necessidade de se continuar a investir em áreas que promovam o desenvolvimento sustentável do País, e, por outro lado, a necessidade da sustentabilidade da dívida e dos investimentos em Cabo Verde.

Por sua vez, o ministro das Finanças, Olavo Correia, ao presidir ao acto de abertura, realçou a importância deste documento para Cabo Verde, reforçando que se está perante um País com enorme potencial para o desenvolvimento, que seja inclusivo, verde, resiliente, mas também digital.

ET/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos