Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Banco Mundial aprova 123 ME para desenvolvimento da economia rural em Moçambique

Maputo, 11 Jun (Inforpress) – O Banco Mundial aprovou 150 milhões de dólares (123 milhões de euros) para projectos de resiliência e desenvolvimento da economia rural em Moçambique, anunciou hoje a entidade em comunicado.

O apoio, aprovado através da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), vai servir para reforçar as capacidades dos pequenos agricultores e pescadores, bem como ajudar as micro, pequenas e médias empresas a aumentarem a sua produção no meio rural, refere o Banco Mundial no comunicado.

“O meio rural é a base do sustento da maioria da população de Moçambique. É nele onde viva a maioria dos mais necessitados do país”, observou Idah Riddihough, directora do Banco Mundial para Moçambique, citada no documento.

O apoio pretende dar prioridade a igualdade de género e também a conservação, apoiando o país nas estratégias de reflorestação e gestão de áreas protegidas.

“Isso inclui melhorar o controlo de florestas e áreas de conservação e apoiar a planificação do uso da terra para um desenvolvimento agrícola inteligente e sustentável para o clima”, acrescenta João Moura, especialista em gestão de Recursos Naturais no Banco Mundial.

Como forma de resistir aos altos índices de pobreza e à desnutrição crónica, a maior parte da população moçambicana, que vive em zonas rurais, recorre à agricultura de subsistência como único meio de sobrevivência.

O Governo moçambicano, que definiu a agricultura como uma prioridade da economia moçambicana, tem apontado a industrialização do sector e a aposta na comercialização como dois dos seus principais desafios.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos