Banco de Sangue do Hospital Agostinho Neto assinala efeméride com entrega de certificados a doadores regulares (c/áudio)

Cidade da Praia, 14 Jun (Inforpress) – O Banco de Sangue do Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN) realiza esta terça-feira uma sessão para entrega de certificados e brindes aos seus doadores regulares, como forma de agradecê-los por este acto voluntário, que tem salvado vidas.

Esta informação foi avançada à Inforpress pelo director desta estrutura do HUAN, Carlos Neves, no âmbito do Dia Mundial da Doação de Sangue, tendo afirmado que o objectivo é agradecer a todos os doadores, principalmente os regulares, pela “boa vontade” em ajudar o próximo.

“Convidamos os que ainda não doaram para experimentarem a doação, porque é um acto bonito, espiritualmente bem visto, e cada um de nós um dia pode precisar”, disse.

Apontou que o grande desafio do Banco de Sangue do HAN é ter doadores voluntários regulares, porque, conforme disse, o sangue recebido de um doador regular tem melhor qualidade, porque são mais cuidadosos e tirados várias vezes, com maior segurança.

“Se conseguirmos manter a dádiva voluntária e regular não teremos falta de estoque, e conseguiremos programar melhor”, assegurou Carlos Neves.

Por seu lado, a técnica responsável substituta do Banco de Sangue, Jaquelina Furtado, ajuntou que aos doadores é aconselhável que tenham um hábito de vida saudável, para evitar comportamentos de risco, que os levam a contrair doenças sexualmente transmissíveis, uma alimentação saudável, que mantenham um nível de hemoglobina e outros parâmetros de sangue normais.

Para assinalar a data, esta estrutura do HAN tem realizado um conjunto de actividades, das quais se destacam uma marcha promovida em parceria com a Associação dos Doadores Voluntários da Praia, e demais parceiros, como forma de sensibilizar o envolvimento da comunidade praiense para esta causa, e algumas doações organizadas em colectivo com algumas empresas.

A sessão de entrega de certificados e brindes também faz parte da programação, e deve acontecer esta terça-feira, a partir das 14:00, em frente ao Banco de Sangue no referido hospital, contando com alguns discursos. Antes, no período de manhã  prevê-se um acto de doação em frente ao mesmo edifício.

ET/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos