Balanças comerciais e outros equipamentos de medição vão ser também objecto de controlo metrológico

 

Cidade da Praia, 18 Ago (Inforpress) – As balanças comerciais com mais de cinco mil quilos de capacidade e outros equipamentos de medição vão ser também objecto de controlo metrológico nos próximos tempos em Cabo Verde, disse hoje à Inforpress o presidente do IGQPI.

Segundo o presidente do Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI), Abraão Lopes, após o arranque no terreno do controlo metrológico dos postos de venda de combustíveis no país, está em preparação, os regulamentos técnicos de verificação de outros equipamentos de medição, nomeadamente das balanças.

“Neste momento estamos a terminar os preparativos em termos de regulamentação técnica e preparação da equipa para iniciarmos o controlo metrológico das balanças envolvidas em processo comercial em todo o país”, informou em declarações à Inforpress, o presidente do IGQPI.

O controlo metrológico das balanças são procedimentos completamente diferentes que exigem outra tecnologia e impõe uma equipa especializada, frisou Abraão Lopes.

O presidente do IGQPI informou, igualmente, que os contadores de electricidade e de água, os taxímetros, os parquímetros, os alcoolímetros, os manómetros, termómetros, entre outros equipamentos de medição também vão ser contemplados no programa de actividade de metrologia legal do Instituto.

Segundo Abraão Lopes com o controlo metrológico, o Instituto pretende introduzir “melhorias significativas” nas relações comercias entre o prestador de serviço/vendedor e o consumidor final.

A metrologia legal visa defesa do direito do consumidor, “maior exatidão nas medições e, consequentemente, maior segurança, credibilidade e satisfação” dos clientes, explicou o responsável.

Visa, igualmente, disciplinar o mercado e dar combate à concorrência desleal, lê-se num documento do IGQP, a entidade responsável por gerir, coordenar e desenvolver o sistema nacional da qualidade, e, de entre outros subsistemas, a metrologia.

JL/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos