Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Bairro Craveiro Lopes: Activistas sociais promovem manifestação de protesto para denunciar “abandono” da zona

 

Cidade da Praia, 28 Mai (Inforpress) – Quatro associações de cariz social, cultural, desportivo e promocional do “sexagenário” Bairro Craveiro Lopes, na Cidade da Praia lançam, a partir deste domingo, 28, uma manifestação de protesto através das redes sociais, para denunciar o “abandono” a que dizem ter sido votada essa zona.

Segundo os subscritores do manifesto – Movimento Pró-Kultura, Associação Desportiva do Bairro Craveiro Lopes, Associação Carnavalesca Grupo Vindos de África e Escola Multi-Arte e Promotora de Evento -, os moradores querem celebrar neste domingo, o 63 º aniversário do Bairro Craveiro Lopes, mas consideram que “infelizmente”, por causa da situação de “exclusão” em que se encontra essa zona, “estão sem motivos para grandes festejos” como aconteceu nos anos anteriores.

Apontando o dedo à Câmara Municipal da Praia para este facto, os promotores indicam que o ojectivo é protagonizar uma contestação virtual – com imagens, posts e cartazes -, despertando a atenção dos moradores locais, as autoridades e a sociedade civil e, de um modo geral, os cabo-verdianos no país e na diáspora.

Em comunicado a que a Inforpress teve acesso, os mesmos contam que, desde a inauguração do bairro em 28 de Maio de 1954, o convívio entre os seus residentes tem sido marcado pelo espírito de solidariedade, amizade, união e ambição, “mas lamentavelmente, no decurso dos últimos anos, por razões de natureza vária, o Bairro Craveiro Lopes parece ter sido relegado ao abandono e tratado com muita falta de respeito…”.

Entre outros aspectos, indicam como principais motivos para a inquietação dos moradores locais a inexistência de programas de requalificação urbana por parte da Câmara Municipal da Praia, sobretudo no que concerne à construção de infraestruturas, e criticam que a praça local, as ruas e outros equipamentos urbanos se encontram em avançado estado de degradação.

Por outro lado, criticam também o facto de a edilidade ter concedido recentemente à igreja Católica o único cinema local conhecido popularmente por “Sibéria”, espaço que consideram ser “emblemático” e que poderia, numa parceria público-privado, acolher um Centro Cultural e de Negócios “com impacto nos rendimentos das famílias do bairro e de toda a Achadinha”.

Entretanto, apelam também a todos os residentes no país e na diáspora no sentido de fazerem o uso do direito de cidadania, participando na manifestação virtual nas redes sociais que lançam neste domingo, colocando post de mensagens, imagens e cartazes, “tudo em protesto à Câmara Municipal liderada por Óscar Santos”.

A Inforpress tem estado a tentar obter uma reação por parte do edil da Praia, Óscar Santos, sobre esse posicionamento dos activistas sociais do Bairro Craveiro Lopes, mas sem sucesso.

O Bairro Craveiro Lopes, localizado nas cercanias da Cidade da Praia, foi inaugurado em Maio de 1954, mas inicialmente identificado na toponímia por Achadinha, começou a ser esboçado em 1951.

Foi implantado num planalto de pequena dimensão a Oeste da Cidade da Praia (Plateau), destinava-se a albergar a chamada população mais desfavorecida como resposta à escassez de habitação popular, mas segundo a investigadora portuguesa Ana Vaz Milheiro, “a qualidade urbana do bairro faz com que a designação população mais desfavorecida seja substituída por funcionários públicos”, sendo constituído por vários conjuntos de residências unifamiliares.

Com o passar dos anos, os moradores foram alterando a planta inicial com o fito de ganhar mais espaço, e nessa perspectiva muitas casas deixaram de ser constituídas unicamente de piso térreo passando a ter mais um piso.

Atualmente, apesar das casas terem sido muito alteradas, mantém-se o seu valor de conjunto.

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos