Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

BAD garante “para breve” assinatura de Compacto Lusófono para Cabo Verde

Cidade da Praia, 04 Jun (Inforpress) –  O vice-presidente dos serviços institucionais do Banco de Desenvolvimento Africano (BAD) garantiu que Cabo Verde terá “brevemente” o Compacto Lusófono, esclarecendo que o programa não foi assinado ainda por questões de agenda.

A informação foi avançada à Inforpress por Mateus Magala, à margem do ateliê de formação em desenvolvimento sustentável, que reuniu jornalistas dos vários países da África Ocidental, em Abidjan, Costa do Marfim.

Na ocasião, o responsável avançou que o compacto já estava programado para ser assinado, mas que “questões de agenda” impossibilitaram a materialização deste programa de fomento ao desenvolvimento económico para Cabo Verde.

Segundo ele, a assinatura deste protocolo será feita após a Conferência Económica da BAD, que acontece esta semana em Malabo, Guiné Equatorial.

Mateus Magala sublinhou que o compacto, além de criar oportunidades económicas aos países lusófonos, vai permitir também maior “integração funcional” neste espaço.

“É desta forma também que o compacto vai funcionar, esses países partilham língua e história, usando isso podem explorar oportunidades económicas”, observou.

Por outro lado, ajuntou que o BAD O criou o compacto  na ideia de os países da lusofonia ganharem também mais espaço na instituição, em presença, uma vez que todos os demais países da África Ocidental e outros “parecem estar mais unidos economicamente”.

“O que nós esperamos com essa iniciativa é poder melhorar o crescimento económico nesses países lusófonos”, sustentou.

Cabo Verde será o segundo país lusófono a assinar o compacto, tendo sido Moçambique o primeiro a aderir, no passado mês de Março.

O acordo do acesso a financiamento do BAD é combinado com garantias da Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento (SOFID), entidade pública portuguesa.

HR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos