Avião russo detectado a violar espaço aéreo da Suécia

Estocolmo, 30 Abr (Inforpress) – Um avião russo de reconhecimento foi detectado a violar o espaço aéreo da Suécia na sexta-feira, revelou hoje o Estado-Maior sueco, numa altura em que o país escandinavo pondera uma adesão à NATO.

Em comunicado, o departamento de Defesa da Suécia revelou que um aparelho russo AN-30 “violou o espaço aéreo sueco na noite de sexta-feira” e que o aparelho foi acompanhado e fotografado pelas autoridades.

O incidente aconteceu numa altura em que a Suécia e a Finlândia, os únicos nórdicos não-alinhados militarmente, estão a ponderar candidatar-se à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), na sequência da invasão russa da Ucrânia.

Na Suécia, os partidos políticos ainda estão a debater no parlamento a possibilidade de pedir a adesão e irão apresentar um relatório sobre a nova política de segurança a 13 de Maio.

Estocolmo e Helsínquia aumentaram consideravelmente a cooperação e os contactos bilaterais nas últimas semanas para tentar chegar a um acordo sobre uma posição conjunta em relação à NATO e, eventualmente, solicitar a sua entrada ao mesmo tempo.

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, assegurou na quinta-feira que Suécia e Finlândia serão “recebidas de braços abertos” caso decidam aderir à Aliança Atlântica e deplorou a “intimidação e ameaças” da Rússia para que os dois países não se juntem à organização.

Inforpress/Lusa/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos