Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Aviação Civil: Angola quer voar em breve para África Ocidental e EUA a partir de Cabo Verde (c/vídeo)

Luanda, 10 Jan (Inforpress) – O Presidente da República de Angola, João Lourenço garantiu hoje que o voo Praia/Luanda será retomado em breve e adiantou que a ambição do seu país é a partir de Cabo Verde voar para África Ocidental, EUA e Europa.

Essa intenção foi manifestada durante uma conferência de imprensa conjunta com o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, que se encontra de visita oficial a Angola.

“A nível dos dois governos está-se a trabalhar, há já algum tempo para cá, no sentido da retomada dos voos Luanda/Praia e, eventualmente, Luanda/Sal, passando ou não passando por São Tomé, mas não para ficar apenas aí. Portanto seria para dar continuidade quer aos países da região africana quer para Europa e para os Estados Unidos da América (EUA)”, precisou.

João Lourenço sublinhou ainda que a ambição de Angola em termos de aviação civil é não apenas ligar as duas capitais, mas ir mais além a partir de uma das capitais.

“Portanto isso vai acontecer em breve. Não sei precisar quando, mas nos próximos meses isso vai se tornar já numa realidade. Ele há bocado dizia que a nossa companhia tem meios aéreos que estão ociosos, aviões não são para ficar em terra. Então uma das oportunidades que encontramos para servir o interesse de Angola e o interesse de Cabo Verde e os respectivos povos é pôr esse avião a voar”, disse.

João Lourenço lembrou que Cabo Verde  dispõe de licença para voar para determinados países que Angola não detém, pelo que considera que uma parceria a esse nível seria vantajosa para os dois países. 

Por sua vez, José Maria Neves disse que existem ainda “imensas oportunidades” de aproximação de Angola à África Ocidental, podendo Cabo Verde desempenhar um papel de hub em áreas “importantes” como dos transportes marítimos e aéreos, logísticas e pescas.

Neste sentido, sublinhou que há perspectivas “muito concretas” de trabalho dos dois governos no sentido de abrir novos caminhos de cooperação nos transportes aéreos e marítimos e no domínio da aeronáutica civil.

Os dois Presidentes manifestaram-se interessados na elevação das “excelentes relações históricas de amizade e cooperação” ao patamar de “parceria estratégica”.

José Maria Neves iniciou no domingo uma visita de Estado a Angola que termina na próxima quarta-feira, 12. Da delegação fazem parte membros do Governo, representantes dos partidos políticos e das câmaras de comércio.

Hoje, além de se encontrar com João Lourenço, discursou numa sessão solene da Assembleia Nacional de Angola, prossegue amanhã a sua agenda com visita a instituições públicas e um encontro ao fim da tarde com a comunidade cabo-verdiana residente em Angola.

Angola é o primeiro país a ser visitado pelo Presidente de Cabo Verde, desde que tomou posse a 9 de Novembro de 2021. O convite foi feito por João Lourenço quando assistiu à posse de José Maria Neves.

GSF/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos