Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Autoridades apreendem 75 litros de aguardente produzida ilegalmente em Santa Cruz

Cidade da Praia, 01 Set (Inforpress) –  A Inspecção Geral das Actividades Económicas (IGAE) apreendeu na tarde de sábado, no município de Santa Cruz, 75 litros de aguardente e suspendeu a actividade de indústria de produção do grogue que operava ilegalmente.

Em comunicado, a IGAE refere que apanhou em flagrante a produção de aguardente com cana-de-açúcar verde (impampo) em que foi adicionado açúcar para fermentação.

No decurso da intervenção, informou, foi destruída a matéria fermentada, e apreendida 75 litros de aguardente produzido ilegalmente, apreendidos cabeça do alambique e o tubo de conexão à serpentina, suspenso a actividade de indústria de produção do grogue que operava ilegalmente.

Os infractores serão alvos de processos de contra-ordenação podendo ser aplicado coima de 1 milhão de escudos e retirado todos os benefícios que o Estado lhes dá.

A época de produção do grogue em Cabo Verde vigora de 01 de Janeiro a 31 de Maio e este ano a IGAE, em colaboração com os seus parceiros, iniciou a 01 de Junho a selagem dos alambiques em todas as unidades de produção de grogue do país.

A selagem dos alambiques surge em cumprimento do disposto no Regime Jurídico que regula a produção do grogue, Decreto-Lei nº 11/2015 de 12 de Fevereiro.

Durante este período de suspensão da produção do grogue, a IGAE tem estado a intensificar a fiscalização, e tem deparado com alguns alambiques que ainda estão a produzir de forma ilegal e fazendo uso de açúcar para a fermentação do produto.

AM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos