Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Autoridades alertam para passagem de peixe tóxico nas águas de Cabo Verde

Cidade da Praia, 02 Dez (Inforpress) – O Ministério da Economia Marítima alerta que foram avistadas nas águas de Cabo Verde, em especial nas costas de Santiago e Maio, peixes tóxicos do género Lagocephalus, da família Tetraontidae e recomenda o não consumo desta espécie.

Por se tratar de um peixe tóxico, vulgarmente conhecido por peixe-sapo, e por “trintxante” em algumas localidades, segundo um comunicado a que a Inforpress teve acesso, as autoridades já estão alertadas para reforçar as medidas de sensibilização e fiscalização.

“Mesmo sendo uma espécie que não faz parte dos hábitos alimentares no país, e já conhecida pelos pescadores e comunidade piscatória, é muito importante certa atenção e evitar o consumo por ser uma espécie muito tóxica (as toxinas concentram-se principalmente na pele e no fígado)”, adverte.

Esta espécie, indica a nota, tem um “carácter pelágico muito acentuado” (desloca-se em pouca profundidade), podendo ser avistado tanto em alto mar, como junto à costa, deslocando-se em cardumes.

Sendo que não é a primeira vez que que se regista a presença deste peixe, nos mares de Cabo Verde, a espécie é mencionada na portaria n° 6/2001 que aprova e define as regras sanitárias aplicáveis à colocação no mercado dos produtos das pescas destinadas ao consumo, sendo proibida a sua colocação no mercado.

AM/CP
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos