Autárquicas/Tarrafal de São Nicolau: CNE garante criação de todas as condições para realização das eleições na normalidade

Tarrafal de São Nicolau, 24 Out Inforpress (Inforpress) – A delegada da Comissão Nacional de Eleições (CNE) no concelho do Tarrafal de São Nicolau, Joselina Pinheiro, garantiu que estão criadas todas as condições para a realização das eleições autárquicas 2020 na normalidade e em segurança.

Joselina Pinheiro fez estas declarações quando falava à imprensa sobre os preparativos para a realização das eleições autárquicas no dia 25 de Outubro e que conta com a participação dos candidatos João Soares, PAICV, José Freitas, MpD e Balduíno do Rosário pelo grupo independente.

“Já começamos com a distribuição dos materiais para os presidentes de mesas de assembleia de voto. As coisas estão a correr bem e hoje vamos distribuir os boletins de voto. Temos 19 mesas de assembleias de voto distribuídas nas localidades de Hortelão, Campo Pedrada, Zona Telha, Palhal, Alto Fontainhas, Alto Saco, Praia Branca, Ribeira Prata, Cabeçalinho e Fragata”, disse.

Tendo em conta que as eleições autárquicas 2020 realizam-se no contexto da pandemia do novo coronavírus, a delegada da CNE afiançou que foram criadas todas as condições para que o todo o processo de eleição decorra em segurança.

“Iremos distribuir os kits sanitários aos elementos das mesas de voto, cada um estará equipado com bata, luvas, máscaras e viseiras. Teremos fiscais para garantir que as pessoas cumpram o distanciamento social, a disponibilização de álcool gel para os elementos da mesa de voto e os eleitores para a sua utilização na entrada e saída”, disse, realçando que para a zonas consideradas conflituosas no período de campanha e com dois sedes partidários, a CNE já solicitou a colaboração da Policia Nacional.

Joselina Pinheiro fez, por outro lado, o balanço positivo da campanha eleitoral realizada no município do Tarrafal, acrescentando que a CNE recebeu durante este período duas queixas escrita e verbal.

“A primeira queixa era sobre a publicitação comercial e segunda queixa envolve a candidatura do PAICV e o presidente substituto da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, estamos a aguardar a sua formulação por escrito para podermos dar seguimento aos trâmites legais”, disse, sem, entretanto, avançar os detalhes da queixa por ainda não ter todos os dados.

Para as eleições do dia 25 de Outubro, no concelho do Tarrafal de São Nicolau estão inscritos 4.207 eleitores.

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

CM/DR
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos