Autárquicas São Domingos: Delegado da CNE garante que toda logística está garantida para que a votação decorra na normalidade

São Domingos, 24 Out (Inforpress) – O delegado da Comissão Nacional de Eleições (CNE) em São Domingos, Leonel Tavares, garantiu à Inforpress que toda logística está garantida para que a votação deste domingo, para a eleição dos órgãos autárquicos, decorra na normalidade.

Leonel Tavares adiantou que desde quinta-feira os materiais estão a ser distribuídos devendo todo trabalho a este nível terminar neste sábado.

“Praticamente já está tudo organizado”, disse, adiantando que os membros já passaram por uma formação e foram sensibilizados no sentido de chegaram ao local às 6:00 da manhã para abrir as assembleias de voto às 7:00.

Ao todo estão inscritos 9.554 eleitores, distribuídos por 52 mesas, mais oito do que nas eleições anteriores, derivado da redução do número de eleitores por mesas, que nessas eleições não pode mais do que 300.

“Todas as localidades que tinham mais de 300 eleitores foram divididas em duas mesas”, disse.

A todos os membros das mesas são disponibilizados os equipamentos de protecção individual, e em todas as assembleias de voto deve ter álcool gel para os eleitores desinfetarem as mãos à entrada e à saída da votação.

O delegado da CNE em São Domingos espera a colaboração dos eleitores para o bom andamento do processo e de forma particular a evitarem as habituais aglomerações por forma impedir a propagação do vírus no dia das eleições.

A CNE contará com o apoio da Polícia Nacional, mas porque o código eleitoral proíbe a presença das forças de segurança no perímetro de 50 metros das assembleias de voto, adianta que será da responsabilidade dos presidentes bem como de outros membros das mesas zelar pelo bom andamento do processo.

Em São Domingos, concorrem três candidaturas designadamente do Movimento para a Democracia (MpD) liderada por Clemente Garcia, do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) encabeçada por Isaías Varela e da Plataforma Independente “Ami é San Domingus” liderada por Milton Paiva.

A nível nacional, participam na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (sendo 1 no município da Praia e 1 para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

Nas autárquicas de 2016, em São Domingos, concorreram o MpD (Clemente Garcia) que conquistou a câmara com 61,22%, e o PAICV (Mário Lima) com 36,19%.

MJB/DR
Inforpress/fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos