Autárquicas/Ribeira Grande de Santiago: CNE garante que está tudo pronto para o escrutínio de domingo

Cidade Velha, 24 Out (Inforpress) – A delegada da Comissão Nacional de Eleições em Ribeira Grande de Santiago, garantiu hoje que todas as condições estão criadas para os 6.482 eleitores exercerem o seu direito de voto dentro da normalidade e em segurança.

Yolanda Gomes que falava à Inforpress, sobre os preparativos para as eleições autárquicas desde domingo, afirmou que tudo está pronto, faltando apenas a distribuição dos materiais e equipamentos de votação, que serão feitos no decorrer deste sábado.

Segundo avançou a delegada da Comissão Nacional de Eleições (CNE), o município conta com 6.482 eleitores distribuídos por 30 mesas em 14 localidades.

Tendo em conta o contexto da covid-19, explicou que cada membro de mesa vai ter um kit covid-19, composto por luvas, máscaras, viseiras, álcool gel, toalhitas e fato de protecção individual. Cada mesa vai ter também um frasco de desinfectante para mãos.

“Vamos ter também uma equipa para fazer a higienização do espaço e uma outra composta por fiscais que irá controlar a entrada dos eleitores, ver quais são os casos prioritários e garantir o distanciamento social e desinfecção das mãos”, revelou

Em relação a segurança pública, o comando da Ribeira Grande de Santiago, assegurou que desde sexta-feira foi implementado um plano que reforça a equipa com mais 18 efectivos e duas viaturas, prezando um total de 33 agentes e quatro viaturas para vigiar as 14 localidades do município.

Das 30 mesas de votos, quatro estão em Cidade Velha, três São Martinho, uma Calabaceira, uma Bota Rama, duas João Varela, três Salineiro, uma Mosquito d´Horta, duas Pico Leão, uma Tronco, três Porto Mosquito, duas Belém, três Santana, duas São João Baptista uma e duas em SK São João Baptista.

Nas últimas eleições autárquicas de 04 de Setembro de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde, concorreram dois candidatos no concelho de Ribeira Grande de Santiago, tendo o MpD (Manuel de Pina) alcançado 2.044 votos (49,78%), e o PAICV (Bertalino Moreira) alcançado 1.963 votos (47,81%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais um total de 6.482 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 5.791, dos quais 4.106 votaram).

Concorrem nestas eleições a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, o MpD, liderado por Domingos Mendes e o PAICV, encabeçada por Nelson Moreira.

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

AV/DR
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos