Autárquicas 2020/Tarrafal de São Nicolau: GRIDT propõe criação do programa “SOS Família” para apoiar as classes mais vulneráveis

Tarrafal de São Nicolau, 21 Out (Inforpress) – O grupo independente “GRIDT” avançou hoje que caso vença as eleições autárquicas 2020, irá apostar na promoção social com a criação de um programa denominado “SOS Família” para apoiar pessoas mais vulneráveis do município do Tarrafal de São Nicolau.

O cabeça de lista do Grupo Independente para o Desenvolvimento de Tarrafal (GRIDT), Balduíno do Rosário à presidência da Câmara Municipal de São Nicolau, nas eleições autárquicas do próximo dia 25 de Outubro, concorre com o lema “Mudar para governar com responsabilidade”.

Segundo disse o candidato, tendo em conta a elevada taxa de pobreza que afecta o município, é urgente traçar políticas sociais com o objectivo de promover e garantir o bem-estar das pessoas em situações de vulnerabilidade e pobreza extrema e reduzir as desigualdades sociais.

O programa, de acordo com Balduíno do Rosário, irá funcionar como um banco alimentar, suprindo as carências a nível de vestuários, calçados, alimentos, medicamentos e entre outros e irá contemplar pessoas idosas, crianças desfavorecidas, pessoas portadoras de deficiência.

“Temos pessoas muito pobres no nosso município e que passam por muitas dificuldades, por isso, será muito importante se tivermos um programa para ajudar as pessoas. Ainda, na área de promoção social, a câmara municipal nos últimos tempos tem optado pela concessão de terreno por aforamento o que para nós é uma boa iniciativa, mas que precisa de um programa complementar”, asseverou.

Sendo assim, prometeu ainda criar um programa de habitação social para ajudar as pessoas de baixa renda a ter uma habitação condigna, um projecto que pretende executar em parceria com o Governo e outros parceiros.

Balduíno do Rosário, informou, por outro lado, que a sua candidatura perspectiva ainda no âmbito das politicas de segurança social, aproveitar as politicas transversais para amparar e assistir famílias e cidadãos em situação de velhice e doença e promover a saúde no município através do programa “Saúde em casa”.

O cabeça de lista do GRIDT quer igualmente apostar na promoção da classe juvenil do município, prometendo criar um gabinete de apoio a juventude lançar um cartão jovem do município.

Além de Balduíno do Rosário, participam na corrida à presidência da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, José Freitas do MpD e João Soares (PAICV).

Nas autárquicas de 2016, no concelho do Tarrafal de São Nicolau, concorreram José Freitas de Brito (MpD), que alcançou 55,90% dos votos, e António Lopes Soares (PAICV) que obteve 40,63 %.

Para as eleições do dia 25 de Outubro, no concelho do Tarrafal de São Nicolau estão inscritos 4.207 eleitores.

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal (2), Praia (4) e São Vicente (1).

CM/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos