Autárquicas 2020/Tarrafal: Biografia do candidato do PAICV José dos Reis Varela

Tarrafal, 16 Set (Inforpress) – José dos Reis Lopes Varela, 42 anos, candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), entra pela segunda vez na corrida à presidência da Câmara Municipal do Tarrafal.

Mayka, como é também conhecido, nasceu a 12 de Dezembro de 1978, no município do Tarrafal, na localidade de Chão Bom, onde actualmente vive.

Estudou o ensino secundário nos liceus de Tarrafal e de Assomada, foi professor de 2000 a 2011 do Ensino Básico e Integrado, no Tarrafal e na Cidade da Praia nas disciplinas de Estudos Científicos, Introdução à Actividade Económica, Química e Físico-Química.

Licenciado em Química, José dos Reis Lopes Varela desempenhou as funções de delegado do Ministério da Educação no concelho de Tarrafal de 2011 a 2016.

Foi deputado municipal e líder da bancada do PAICV desde 2012 a 2016, é também o 1º secretário local do Sector, membro do Conselho Nacional do PAICV e da Comissão Política Regional de Santiago Norte do mesmo partido.

Foi dirigente de Associação Comunitária para o Desenvolvimento e Grupos, bem como de clubes desportivos no Tarrafal. Desempenhou também a função de vice-presidente da Comissão Regional de Parceiros de Santiago Norte (CRP), de 2011 a 2013.

José dos Reis Lopes Varela entrou pela primeira vez na corrida à presidência da Câmara Municipal do Tarrafal em 2016.

Este ano, sob o lema “Tarrafal, Mudar é preciso”, José dos Reis disputa as eleições com Celso Ribeiro, candidato do Movimento para a Democracia, Holden Duarte, candidato da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) e Domingos Semedo, candidato independente.

Nas últimas eleições autárquicas de 04 de Setembro de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais do concelho de Tarrafal de Santiago, concorreram um total de dois candidatos, tendo o MPD (José Soares) alcançado 3.675 dos votos (53,70%), e o PAICV (José dos Reis Lopes Varela) alcançado 2.950 dos votos (43,11%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais, provisoriamente, um total de 12.232 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 10.884, dos quais 6.843 votaram).

AM/CP
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos