Autárquicas 2020/Tarrafal: Biografia do candidato do Movimento Independente Tarrafal Cláudio de Sousa

Cidade da Praia, 16 Set (Inforpress) – Cláudio Hernâni Furtado de Sousa, de 29, encabeça a lista do Movimento Independente Tarrafal nestas eleições autárquicas de 2020 para à Câmara Municipal do Tarrafal.

Filho de Maria Ivette Lopes Furtado e José António de Sousa, Cláudio Hernâni Furtado de Sousa é natural de Ponta Gato, no município de Tarrafal de Santiago.

Agricultor e historiador de profissão, este estreante frequentou o ensino primário na Escola de Ponta Lagoa e Ex.EBC e o ensino secundário na Escola de Tarrafal de Santiago.

Licenciado em História pela Universidade de Cabo Verde, este jovem candidato fez curso de promoção ao 2º cabo da polícia militar no centro de Instrução Militar Zeca Santos, em Mindelo em 2014.

Em 2017 frequentou o curso de fruticultura financiado pela FAO, em Santa Catarina, e em 2019 no curso de Educação Política, na África do Sul.

A nível profissional foi voluntário no Centro Socioeducativo Orlando Pantera, secretário da Associação Comunitária Fidjus di Bibinha Cabral, presidente da Associação dos criadores e Agricultores da Ribeira Fontão.

Foi ainda colaborador de campo na avaliação do Projecto de Apoio Escolar e Promoção de Energias Renováveis nas Ilhas de São Vicente e Santo Antão, financiado pela Cooperação Luxemburguesa.

Em 2019, Cláudio de Sousa foi porta voz da manifestação “Korda Tararfal” e lançou um livro “Uma Noção d´África” publicado pela Editora Independente kaza Negra.

Para além de Cláudio de Sousa, concorrem à presidência da câmara do Tarrafal, Celso Ribeiro (MpD), José dos Reis (PAICV), Holden Roberto Duarte, (UCID) e Domingos Semedo (independente).

Nas eleições autárquicas de 04 de Setembro de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais do concelho de Tarrafal, concorreram o MpD com José Soares, que alcançou 3.675 votos (53,70%), e o PAICV, com  José dos Reis Lopes Varela, alcançado 2.950 votos (43,11%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais, provisoriamente, um total de 12.232 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 10.884, dos quais 6.843 votaram).

AM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos