Autárquicas 2020/São Salvador do Mundo: MpD aposta no projecto “Cada família um turista” para alavancar o turismo em Leitão Grande

Achada Igreja, 16 Out (Inforpress) – O candidato do Movimento para a Democracia (MpD) à câmara de São Salvador do Mundo propõe alavancar o turismo em Leitão Grande através do projecto-piloto “Cada família um turista” como forma de potencializar e rentabilizar esta localidade.

O turismo e a agricultura são umas das bandeiras da candidatura do MpD no município de São Salvador do Mundo. Uma das propostas do “movimento ventoinha” para a localidade de Leitão Grande em concreto Mato Dento é o projecto-piloto “Cada família um turista” financiado pelo Ministério do Turismo.

Em declarações à Inforpress, Ângelo Vaz assegurou que esta iniciativa passa pela electrificação, calcetamento da estrada de Mato Dento e os apoios às famílias um quarto e uma casa de banho para poder receber turistas.

O objectivo deste projecto, de acordo com Angelo Vaz, é potencializar Leitão Grande, ponto mais alto do município, considerado “um celeiro da agricultura e turismo”.

O candidato que concorre a um segundo mandato considerou que esta localidade dispõe de “condições únicas e detentora de paisagens, vales e ribeiras que preenchem todos os requisitos para conquistar visitantes quer nacionais como estrangeiros”.

A nível da agricultura, o cabeça de lista do MpD adiantou que pretende dar continuidade a incentivos aos agricultores, isto é, com métodos de produção a baixo custo, através de apoios na aquisição de materiais de rega gota-gota e formação aos agricultores a fim de produzir em quantidade suficiente para poder alcançar mercados locais e também outras ilhas contribuindo para debelar a questão do desemprego e consequentemente a pobreza.

No que tange à juventude, Ângelo Vaz disse que a autarquia atribuiu mais de uma centena de formações a jovens com o objectivo de muni-los de ferramentas, condições técnicas e financeiras para empreender.

Vaz aproveitou para lança um repto para que o sector da agricultura de transformação seja visto como prioritário a nível de todo o município, desafiando os jovens a serem “audazes e proactivos e empreendedores”.

O MpD tem agendado para esta quinta feira contactos porta-a-porta na localidade de Covão Grande.

Para além de Ângelo Vaz, o candidato do Movimento para a Democracia (MpD, poder) à sua própria sucessão, concorre ao cargo de presidente da câmara de São Salvador do Mundo, João Alberto de Barros, candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, em São Salvador do Mundo, estão inscritos 5.764 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 5.504, dos quais 3.899 votaram).

Nas autárquicas de 2016, neste concelho, concorreram o MpD (Ângelo Vaz) que conquistou a câmara com 2.025 votos (51,94%), e o PAICV (Manuel Torres) que obteve 1.760 votos (45,14%).

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

CS/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos