Autárquicas 2020/São Salvador do Mundo: CNE e PN avaliam positivamente a campanha eleitoral

Achada Igreja, 24 Out (Inforpress) – Comissão Nacional de Eleições (CNE) e a Policia Nacional no município de São Salvador do Mundo avaliam positivamente o decorrer da campanha eleitoral, marcada pelo cumprimento das normas sanitárias.

Abordado pela Inforpress, o delegado da Comissão Nacional de Eleições (CNE) no município de São Salvador do Mundo, Francisco Semedo, afirmou que a campanha que terminou à meia noite desta sexta-feira, 23, decorreu normalmente, de forma “positiva, ordeira e tranquila” marcada pelo cumprimento das normas sanitárias.

Encontram-se inscrito nesse município, um total de 6.112 eleitores distribuídos por 33 mesas de votos.

No contexto da pandemia da covid 19, Francisco Semedo garante que tudo está aposto para o dia das eleições do dia 25 de Outubro e aponta um conjunto de medidas a serem cumpridas de forma escrupulosa a fim de assegurar segurança e bom funcionamento no processo de votação.

Para garantir o cumprimento dessas medidas, a CNE criou uma equipa de higienização e limpeza para cada mesa de voto e ainda um grupo de fiscais que estará no terreno de forma a pôr ordem e evitar possíveis aglomerações e fazer cumprir o distanciamento recomendado.

O delegado explicou que todas as mesas de voto estarão equipadas com kits de higienização composto por máscaras, álcool gel e luvas e todo o eleitor será submetido ao processo de desinfecção antes e depois de exercer o direito de voto, acrescentou.

Questionado sobre possíveis desistências por causa do processo moroso de desinfecção, este responsável adianta que baseado nas experiências dos anos anteriores, as medidas sanitárias não deverão implicar neste sentido.

Uma das medidas para evitar aglomerações, segundo a mesma fonte, é o alargamento no horário de votação que terá início uma hora antes daquilo que tem sido o habitual, ou seja, às 07:00 e termino às 18:00.

Em conversa não gravada o comandante da Esquadra de São Salvador do Mundo, Estêvão Cunha limitou a adiantar que não houve quaisquer incidentes durante o decorrer da campanha eleitoral.

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, em São Salvador do Mundo, estão inscritos 6.112 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 5.504, dos quais 3.899 votaram).

Nas autárquicas de 2016, neste concelho, concorreram o MpD (Ângelo Vaz) que conquistou a câmara com 2.025 votos (51,94%), e o PAICV (Manuel Torres) que obteve 1.760 votos (45,14%).

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal (2), Praia (4) e São Vicente (1).

CS/DR
Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos