Autárquicas 2020/São Miguel: Herménio Fernandes (MpD) promete levar novos bancos para o concelho

Calheta, 19 Out (Inforpress) – O candidato do Movimento para a Democracia (MpD – poder) para à Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, prometeu hoje estimular o surgimento de novas agências e de novos bancos no concelho.

O município de São Miguel conta apenas com um banco, em Veneza, e três ATM, dos quais um em Veneza, outro no centro histórico do Porto de Calheta e mais um em Achada Monte, situação que tem gerado algum descontentamento no seio da população, uma vez que essas caixas multibanco quase não têm dinheiro.

O candidato à sua própria sucessão explicou que há muita procura nos finais de semana, devido a dinâmica económica da cidade e uma “grande movimentação”, por isso todos os finais de semana os ATM ficam sem dinheiro.

Entretanto, para o próximo mandato, caso receba mais um voto de confiança, promete levar novos bancos para o município.

“O nosso objectivo, no quadro do Master Plan da Zona Administrativa Especial, temos reservado áreas para instalação de novas empresas, sobretudo, no sector financeiro, portanto, é uma grande proposta, que aprovamos na última sessão da assembleia municipal do mandato que terminou, e o nosso objectivo é estimular surgimento de novas agências e de novos bancos no concelho”, assegurou.

Herménio Fernandes, que esteve à frente da câmara de 2016 a 2020, informou que iniciaram um diálogo com o Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN) e o Banco Comercial Atlântico (BCA) no sentido de estimulá-los a virem para São Miguel.

O “master plan” administrativo especial de Veneza, segundo o candidato do MpD, vai permitir reorganizar todos os serviços administrativos, tanto público como privado na localidade.

“São Miguel está num ritmo de crescimento em todas as áreas (..) e com todos os investimentos que estamos a fazer ao nível do território que está a qualificar São Miguel, com investimentos na orla marítima, hotéis em construções, todos esses investimentos acabam por estimular mais dinâmica económica local e isto também acaba por arrastar os investimentos privados”, perspectivou.

No dia de hoje, a comitiva do MpD estará a partir das 17:00 na localidade de Espinho Branco para mais uma acção de porta-a-porta.

Nas eleições de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais, concorreram, em São Miguel, três candidatos, tendo o MpD (Herménio Fernandes) conquistado a câmara com 4.146 votos (69,35%), o PAICV (Carla Carvalho) alcançado 1.518 votos (25,39%) e o PP (Alberto Correia) 125 votos (2,09%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, em São Miguel, estão inscritos 10.218 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 9.468, dos quais 5.978 votaram).

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e 1 para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal (2), Praia (4) e São Vicente (1).

AM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos