Autárquicas 2020/ São Lourenço dos Órgãos vai a votos com 28 mesas

Cidade de João Teves, 24 Out (Inforpress) – Vinte e oito mesas das assembleias de votos foram distribuídas por todo o território do município de São Lourenço dos Órgãos, com excepção de uma mesa em João Goto, localidade situada depois do mercado, com 130 eleitores.

Isso porque, sempre esta é colocada na casa de um particular, só que desta vez, um dos seus habitantes é candidato substituto, o que provocou discordância dos partidos (MpD e PAICV) que divergiram à sua localização naquela casa.

Todas as propostas apresentadas pela Comissão Nacional das Eleições (CNE) foram rejeitadas pelos partidos.
“Como não encontramos nenhum edifício apropriado, pedimos aos partidos que nos apresentassem um local alternativo e até agora (quinta-feira à tarde) não obtivemos uma resposta”, esclareceu Isabel Varela, delegada da CNE.

Hoje, uma solução deve ser encontrada para esta mesa, caso contrário é muito provável que o local seja retido para o efeito como é tradição, segundo esclareceu um elemento da equipa do MpD.

No município de São Lourenço dos Órgãos estão inscritos nos cadernos eleitorais 5.746 eleitores de um total de 7.078 mil habitantes entre as quais 49,7% Mulheres e 50,3 % Homens (dados de 2017).

As mesas com maior número de eleitores são as Pico Antónia-I, com 299 leitores, João Teves-II, com 288, Órgãos Pequeno, com 276 eleitores, e Montanha Baixo, com 160 eleitores.

Estas eleições não serão inclusivas neste município como era pretensão da Comissão Nacional de Eleição, para que todas as mesas de assembleias de voto ficassem instaladas em locais com acessibilidade.

“Tivemos conhecimento da introdução dessa modalidade como novidade nestas eleições. Fizemos um orçamento financeiro, mas até agora a verba não foi libertada”, lamentou explicando não ser possível determinar quantas pessoas com deficiência estão inscritas nos cadernos eleitorais.

“Pelo facto de nos conhecermos uns aos outros, posso dizer-lhe de memória e sem avançar números que existem pessoas com deficiência inscritas como eleitores nas mesas de assembleia de voto de Órgãos Pequeno, Lavada, Mercado, Ribeirão Galinha e Montanha Baixo, disse a responsável.

A retoma do recenseamento será logo após as eleições autárquicas de 25 de Outubro, ou seja, no dia 27, o mais tardar, dá-se início às novas inscrições.

Nas eleições autárquicas de 04 de Setembro de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde, para escolha dos titulares dos órgãos municipais de São Lourenço dos Órgãos concorreram Carlos Vasconcelos, pelo MpD, que venceu com 2.013 votos (49,11%) e Victor Baessa, pelo PAICV, que obteve 1.965 votos (47,94%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais 5.746 eleitores, (em 2016 o número de inscritos era de 5.268, dos quais 4.099 votaram).

A nível nacional participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

AT/DR
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos