Autárquicas 2020/São Lourenço dos Órgãos: PAICV anseia INIDA envolvido no desenvolvimento

João Teves, 19 Out (Inforpress) – A candidatura do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) ás eleições autárquicas de 25 de Outubro em São Lourenço dos órgãos, quer ver o INIDA mais envolvido no desenvolvimento do município.

“O Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário de Cabo Verde (INIDA) é um parceiro importante da Câmara Municipal de São Lourenço dos órgãos, principalmente, na investigação laboratorial”, disse António Fernandes, candidato do PAICV a presidência da câmara Municipal.

Segundo a candidatura que está focada num trabalho junto dos eleitores até ao último dia da campanha, a 23 de Outubro, o objectivo é fazer com que o INIDA alargue o leque das suas actividades, vigiando a qualidade do grogue produzido no concelho e com isso garantir a sua certificação.

“Se hoje temos produtores de aguardente a recorrerem a laboratórios fora do país para garantir a certificação do seu grogue, achamos que o INIDA pode desempenhar esse papel. Precisamos de uma articulação entre a câmara municipal, produtores, INIDA, ministérios da Agricultura e da Economia e outras instituições no circuito da produção do grogue, para a garantia dessa qualidade do produto”, acentuou António Fernandes.

A plataforma eleitoral dos candidatos do PAICV distingue cinco eixos fundamentais para o desenvolvimento do concelho: a agricultura e indústria transformadora, que enquadra a dinamização do comércio, o turismo, a juventude e desenvolvimento comunitário, planeamento infra-estruturais e o sector social que “alberga a habitação, o desporto, a educação e a cultura, vão fazer carreira na governação do PAICV”.

Para António Fernandes, São Lourenço dos Órgãos é dos municípios de Cabo Verde que tem mais unidades de produção do grogue por metro quadrado e muito dos rendimentos das famílias depende desta actividade económica.

Outra actividade importante que ocupa as mulheres é o plantio de vegetais ornamentais, que a candidaturA propõe analisar com o Ministério da Agricultura e Ambiente uma forma de as auxiliar nessa prática introduzindo o cultivo de roseiras e flores, produtos esses que podem ser exportados para outros concelhos e ilhas.

Para além da mobilização da água, sua elevação da barragem do Poilão e dos furos, a preocupação é também reabilitar as casas na linha Lajedo/Carreira e embelezar a cidade de João Teves.

Nas eleições autárquicas de 04 de Setembro de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde, para escolha dos titulares dos órgãos municipais de São Lourenço dos Órgãos concorreram Carlos Vasconcelos, pelo MpD, que venceu com 2.013 votos (49,11%) e Victor Baessa, pelo PAICV, que obteve 1.965 votos (47,94%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais 5.746 eleitores, (em 2016 o número de inscritos era de 5.268, dos quais 4.099 votaram).

A nível nacional participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

AT/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos