Autárquicas 2020/São Lourenço dos Órgãos: Envergando a cor vermelha MpD “agarra” a juventude

Cidade de João Teves, 17 Out (Inforpress) – A caravana do candidato do MpD, Carlos Vasconcelos, vestida a rigor, seguiu para mais uma sessão de porta-a-porta às localidades de São Lourenço dos Órgãos, deixando a pacata cidade de João Teves menos buliçosa.

Programas sociais, no âmbito da reabilitação das moradias, o incremento da agricultura e criação do gado, a formação profissional e superior, casas de banho e desencravamento de localidades estavam entre os ingredientes que o MpD iria propor às populações.

“O nosso trabalho é visível e a população reconhece o quanto fizemos para o desenvolvimento do município. A juventude vai ter igualmente novos polivalentes, como o que está previsto nas imediações da escola na Levada e o centro multiuso do Poilão”, prometeu Carlos Vasconcelos.

O incremento da pecuária é um tema a ser tratado com denodo neste mandato pelo MpD “para que seja rentável e atraente para a nossa juventude”, acentuou Carlos Vasconcelos, candidato do Movimento para a Democracia à espreita do novo mandato. “Acreditamos que será nosso sem maiores problemas”, rejubilou-se.

A juventude das gentes laurentinas emerge de imediato e as candidaturas são conhecedoras desta realidade bem realçada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A nível populacional, de acordo com o CENSO 2010 dos 7.388 habitantes do Concelho, 48,3% são do sexo masculino e 51,7% são do sexo feminino, com uma densidade de 200 habitantes por quilómetro quadrado, com cerca de 77% a residir no meio rural e 23% no meio urbano.

Portanto, trata-se de um município do interior, marcado pela ruralidade. São Lourenço é um território jovem cuja idade média oscila à volta dos 27,9 anos. Cerca de 58% da população tem menos de 25 anos e 33% tem menos de 15 anos. Entre 15 e 64 anos são 57,5% e com mais de 65 anos são apenas 9,5% (Inventário dos Recursos Turísticos).

Segundo os dados do INE, em 2017 a população era de 7.078 mil habitantes entre os quais 49,7% mulheres e 50,3 % homens.

Nas eleições de 2016, em São Lourenço dos Órgãos concorreram Carlos Vasconcelos, pelo MpD, que venceu com 2.013 votos (49,11%) e Victor Baessa, pelo PAICV, que obteve 1.965 votos (47,94%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais 5.746 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 5.268, dos quais 4.099 votaram).

A nível nacional participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

AT/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos