Autárquicas 2020/São Filipe: UCID promete tratamento especial para zona sul do município

São Filipe, 18 Out (Inforpress) – A candidatura da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) promete dedicar uma “atenção especial” a zona sul do município de São Filipe, apostando no desenvolvimento dos sectores com maior potencial como agricultura e pecuária.

A caravana da UCID, que nos últimos dois dias de campanha concentrou as suas actividades na parte sul de São Filipe, justifica essa atenção especial, porque, segundo o candidato Pedro Ribeiro, “nem o PAICV nem o MpD levaram a sério” a zona sul que precisa de quase tudo.

Nos contactos porta a porta, os integrantes da lista da UCID às eleições autárquicas, além de auscultarem as populações e de apelar ao voto para mudança, apresentam também as suas propostas para toda a zona sul caso merecer confiança dos eleitores.

Tratando de uma zona com a vocação agrícola e pecuária a proposta da UCID visa mobilizar mais água, através de pequenas barragens e com recurso a painéis solares, para ajudar na agricultura e na criação de animais.

Igualmente promete, em parceria com o governo, empresas locais e investidores, desenvolver outras para garantir emprego aos jovens desamparados neste momento, descentralizar serviços públicos locais para facilitar vida às pessoas.

Para a localidade de Jardim, em concreto, o candidato da UCID propõe construir uma verdadeira placa desportiva, e não aquilo que apelidou de “vergonha de Jorge Nogueira” que fez a escavação e não conseguiu edificar a infraestrutura, para dar alegria a jovens e à comunidade.

“Vamos ter um espaço condigno de modo a fixar os jovens na localidade, ter mais qualidade de vida e oportunidade para fazer coisas”, disse o candidato da UCID, que prometeu, igualmente, a construção da escola nesta comunidade, cujas crianças são obrigadas a deslocar-se a Patim para assistir as aulas.

Durante os contactos constatou que muitas famílias da zona sul tem problemas de habitação social e que maioria não tem casa de banho e cozinha, situação que será equacionada, caso for eleito, através do programa de inclusão.

Nas eleições de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais, concorreram três candidatos no concelho de São Filipe, tendo o MpD (Jorge Nogueira) conquistado a câmara com 4.381 votos (48,84%), o PAICV (Eugénio Veiga) obteve 2.563 votos (28,57%) e o GPAIS (Luís Pires) 1.882 (20,98%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, no município de São Filipe, estão inscritos 15.531 eleitores distribuídos por 71 mesas de assembleias de voto (mais 1.224 eleitores que em 2016, distribuídos por 52 mesas de assembleias de voto, dos quais 8.970 votaram).

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

JR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos