Autárquicas 2020/São Filipe: PAICV destaca infraestruturação como um dos grandes desafios do município

São Filipe, 18 Out (Inforpress) – A candidatura do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) considera que a infraestruturação é um dos maiores desafios do município de São Filipe, capaz de dotar a região de condições impulsionadoras de desenvolvimento.

O cabeça de lista do PAICV à câmara, Nuías Silva, referiu que na sua plataforma propõe o município de São Filipe como um “polo importante” de desenvolvimento de Cabo Verde, considerando que há questões de infra-estruturação que têm que ser fundamental discutir com o Governo.

Nesta linha, defendeu que o executivo que sair das eleições legislativas de 2021, “tem que dialogar” com a ilha e com São Filipe, para dotar a região de infraestruturas como aeroporto internacional, por forma a tirar todas as potencialidades na área de turismo.

Por outro lado, dotar a ilha com um porto de maior profundidade, para atracar navios de longo curso, mas também navios cruzeiros, criando oportunidade em todos os sectores.

“É necessário também resolver a questão transporte inter-ilhas, nomeadamente desta região Fogo/Brava/Santiago, um eixo importante de desenvolvimento do país”, realçou, salientando a necessidade de negociação de um pacote de infraestruturação de asfaltagem de estradas do município e de toda a ilha.

“Esta é nossa grande ambição, negociar com o Governo um pacote de investimentos consensualizado, que não seja reivindicação do PAICV, mas sim dos munícipes e da ilha do Fogo.

O candidato mostrou-se satisfeito ainda com o desempenho da sua candidatura na primeira semana da campanha eleitoral, tendo destacando a “boa mobilização das pessoas” por todo o município.

Nuías Silva explicou que além do balanço positivo, esta primeira semana tem ultrapassado todas as expectativas, atingindo um nível de mobilização “que não estava à espera.

Afirmou ainda que “as pessoas estão claramente com o PAICV”, reforçando que há dois combates nestas eleições, nomeadamente a força do dinheiro e de compra de consciência versus forças das ideias, do projecto e do desenvolvimento.

Nas eleições de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais, concorreram três candidatos no concelho de São Filipe, tendo o MpD (Jorge Nogueira) conquistado a câmara com 4.381 votos (48,84%), o PAICV (Eugénio Veiga) obteve 2.563 votos (28,57%) e o GPAIS (Luís Pires) 1.882 (20,98%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, no município de São Filipe, estão inscritos 15.531 eleitores distribuídos por 71 mesas de assembleias de voto (mais 1.224 eleitores que em 2016, distribuídos por 52 mesas de assembleias de voto, dos quais 8.970 votaram).

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

HR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos