Autárquicas 2020/São Filipe: Nuías Silva aposta num gabinete de incubação de ideias para promover o empreendedorismo

São Filipe, 22 Out (Inforpress) – A candidatura do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) vai apostar num gabinete de incubação de ideias para promover o empreendedorismo, dando assim, oportunidades aos que querem iniciar um negócio.

O cabeça de lista do PAICV à Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, fez esta intervenção num comício realizado em Pé de Campo, explicando que o gabinete de incubação de ideias vai servir a todos que tenham interesse em começar o próprio negócio e não têm os meios suficientes.

“Esse gabinete vai receber as ideias dos jovens, trabalhar juntamente com eles, para posteriormente entrar com o capital inicial, dando-os a oportunidade de criarem seu próprio negócio e, assim, desenvolverem”, avançou o cabeça de lista da candidatura que tem como lema “Unidos por São Filipe”.

Por outro lado, Nuías Silva destacou também a importância de trazer o ensino superior ao município, uma possibilidade para os jovens mais carenciados, que poderão ter a “chance de realizar seus sonhos”, como também uma forma de promover a poupança para as famílias.

“As famílias não terão que enviar dinheiro aos filhos em outras ilhas, e poderão assim economizar seu dinheiro para outras actividades”, assinalou o aspirante a presidente da Câmara Municipal de São Filipe, ilha do Fogo.

O candidato do PAICV prometeu também apostar na política destinada aos mais idosos, criando um programa especial, garantindo que tenham uma “velhice com maior dignidade”.

Segundo explicou, esse cartão irá permitir aos idosos de 60 ou mais anos terem descontos em vários serviços dentro do município, nomeadamente nas consultas e análises e acesso gratuito a todos os serviços municipais que são cobrados.

Outra aposta destacada pelo candidato é a construção de um novo estádio municipal em São Filipe, capaz de receber competições nacionais, mas também, jogos da selecção cabo-verdiana de futebol.

“Quando há investimentos do tipo, estamos a ver o desporto para além da actvidade física, mas também como actividade económica, capaz de atrair para a ilha do Fogo, competições de várias modalidades, dinamizando o sector económico local”, sustentou.

Nas eleições de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais, concorreram três candidatos no concelho de São Filipe, tendo o MpD (Jorge Nogueira) conquistado a câmara com 4.381 votos (48,84%), o PAICV (Eugénio Veiga) 2.563 votos (28,57%) e o GPAIS (Luís Pires) 1.882 (20,98%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, no município de São Filipe, está inscrito nos cadernos eleitorais um total de 15.531 eleitores distribuídos por 71 mesas de assembleia de votos (mais 1.224 eleitores que em 2016, distribuídos por 52 mesas de assembleias de voto), dos quais 8.970 votaram.

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal (2), Praia (4) e São Vicente (1).

HR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos