Autárquicas 2020/São Filipe: MpD promete dotar casas de banho, água e luz em todas as habitações do município

São Filipe, 20 Out (Inforpress) – A candidatura do Movimento para a Democracia (MpD) prometeu, caso vença as eleições de 25 de Outubro, dotar todas as habitações do município com casas de banho, água e luz, melhorando as condições de vida dos munícipes.

O cabeça de lista do MpD à câmara de São Filipe, Jorge Nogueira, fez esta promessa durante o comício realizado na localidade de Monte Largo, tendo garantido ser possível atingir esse objectivo e resolver uma das maiores carências de São Filipe.

“Esse projecto de reabilitação está dentro de um programa que é habitação condigna para a população, e o objectivo do próximo mandato é ter no concelho de São Filipe, todas as casas com casas de banho, água e luz”.

Segundo explicou Nogueira, a equipa que ficará à frente do processo de reabilitação das habitações “é competente”, tendo avançado ainda que já foram feitos os cadastros das casas, com a plena noção de quantas moradias ainda carecem destas infraestruturas.

“Algumas famílias já foram contempladas, e garantimos aos que ainda não foram, e atendendo que no dia 25 a Câmara de São Filipe será nossa, podem contar que vamos fazer esse trabalho de reabilitação”, frisou.

Jorge Nogueira fez referência também à formação profissional, uma aposta forte da sua plataforma, pois, considera que a formação nas pessoas é o caminho para o desenvolvimento.

Por isso, apelou a todos os jovens a se deslocarem ao Centro de Emprego para fazerem o cadastro e escolherem qualquer curso, visto que a propina e o transporte para frequência às aulas estarão ao encargo da autarquia.

“É neste mesmo sentido que estamos a fazer com os transportes escolares, que anualmente pagamos mais de três mil contos para que todos possam ir à escola de forma gratuita” reforçou.

De acordo com o candidato, essa é uma prova que demonstra a diferença entre a câmara governada durante muito tempo, anteriormente, e a que assumiu em 2016, a respeito da juventude.

Para a localidade de Monte largo, Jorge Nogueira destacou que o preço de água será igualitário e benéfico à população, já que a região tem várias pessoas que se dedicam às actividades de agricultura e pecuária.

O candidato tem na agenda hoje a apresentação da sua plataforma em Velho Manuel e em Santa Filomena.

Nas eleições de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais, concorreram três candidatos no concelho de São Filipe, tendo o MpD (Jorge Nogueira) conquistado a câmara com 4.381 votos (48,84%), o PAICV (Eugénio Veiga) 2.563 votos (28,57%) e o GPAIS (Luís Pires) 1.882 (20,98%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, no município de São Filipe, está inscrito nos cadernos eleitorais um total de 15.531 eleitores distribuídos por 71 mesas de assembleia de votos (mais 1.224 eleitores que em 2016, distribuídos por 52 mesas de assembleias de voto), dos quais 8.970 votaram.

Participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (um), de Santa Catarina (um), São Domingos (um), Tarrafal de São Nicolau (um), Sal (um) Tarrafal de Santiago (dois), Praia (quatro) e São Vicente (um).

HR/FP/DR

Inforpress/Fim

 

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos