Autárquicas 2020/São Domingos: PAICV quer nova centralidade para o município de São Domingos

São Domingos, 19 Out (Inforpress) – O candidato do PAICV à presidência da Câmara Municipal de São Domingos, Isaías Varela, propõe uma nova centralidade para São Domingos por forma a que o mesmo possa servir de alternativa à Cidade da Praia.

Para tal, defende a necessidade de uma forte aposta na questão da requalificação não só do centro administrativo, mas também das zonas de expansão como forma de agregar valor e desenvolver São Domingos.

“Nós propomos uma forte aposta na requalificação urbana e ambiental. Só assim conseguiremos criar auto-estima, agregar valor e oportunidades para desenvolver São Domingos e com certeza os nossos jovens não terão que sair de São Domingos para morar em outros concelhos porque São Domingos não tem condições”, explicou.

O candidato do PAICV sustentou que dado à sua proximidade com o município da Praia, São Domingos tem de servir de alternativa para aquelas pessoas da cidade Praia que queiram morar numa zona mais cómoda e com menos violência.

“Por isso estamos a apostar na questão da centralidade, desenvolver, sobretudo, a zona de Ribeirão Chiqueiro e as zonas de Nossa Senhora da Luz. Nós temos zonas de expansão com capacidade de empreender grandes áreas residenciais e turísticas.

Deste modo, Isaías Varela adianta que se vencer as eleições vai trabalhar na actualização do Plano Director Municipal (PDM) e trabalhar para uma cidade e um concelho organizado e capaz de atrair investimentos externos e desta forma criar mais dinâmica no concelho de São Domingos.

Outra grande aposta do PAICV está na área do desporto como forma de dar mais oportunidade aos jovens locais e servir igualmente de alternativa à Cidade da Praia na realização de competições regionais.

De entre as acções constantes da plataforma está a transformação do actual polivalente num grande pavilhão desportivo e multifuncional, a construção de um grande campo relvado para zona de Nossa Senhora da Luz, a requalificação das placas desportivas e a dinamização do desporto náuticos e outras modalidades, aproveitando todas as potencialidades existentes.

Nesta derradeira semana da campanha eleitoral a comitiva do PAICV iniciou os contactos porta-a-porta na localidade de Caiada, levando a sua mensagem de esperança, apresentando as propostas para o desenvolvimento do município.

Para além da candidatura do PAICV, liderada por Isaías Varela, concorrem para as eleições dos órgãos autárquicos em São Domingos as listas da plataforma “Ami é San Domingus”, liderada por Milton Paiva, e do MpD, encabeçada por Clemente Garcia.

Nas autárquicas de 2016, em São Domingos, concorreram o MpD (Clemente Garcia) que conquistou a câmara com 61,22%, e o PAICV (Mário Lima) 36,19%.

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos no município 9.554 eleitores.

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal (2), Praia (4) e São Vicente (1).

MJB/FP//CP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos