Autárquicas 2020/São Domingos: PAICV classifica de “vergonhoso” o início das obras municipais a cinco dias das eleições 

São Domingos, 20 Out (Inforpress) – O candidato do PAICV à presidência da câmara de São Domingos, Isaías Varela, classificou de “vergonhoso e falta de respeito” o início esta terça-feira, das obras de requalificação na localidade de Nora, quando faltam cinco dias para as eleições.

Isaías Varela afirmou que a câmara municipal liderada pelo seu adversário do MpD, Clemente Garcia, passou quatro anos sem fazer nada e decidiu a cinco dias das eleições, iniciar as obras de requalificação da zona “com objectivo de enganar as pessoas”.

“Durante quatro anos não fez nenhuma intervenção na zona de Nora e depois da revolta da população resolveu iniciar as obras de requalificação da zona. Isto demonstra um sinal claro de desespero e de falta de respeito para com a população de Nora”, disse, pedindo às pessoas que não se deixem enganar com este “acto vergonhoso”.

Isaías Varela falava aos jornalistas na localidade de Fontes de Almeida que também manifestou o seu descontentamento pela via de abaixo-assinado que foi dado a conhecer inclusive ao Presidente da República e ao presidente da Assembleia Nacional.

“A candidatura adversária não conseguiu trazer estradas, não resolveu o problema de água. A escola está em péssimas condições e a câmara não conseguiu, juntamente com o Ministério da Educação, a sua requalificação”, disse, indicando que a existência desses problemas é a demonstração clara da incompetência da equipa camarária cessante.

Por isso, o candidato do PAICV pediu um voto na mudança para resolver todos esses problemas, que vem afectando os diversos povoados de Fontes de Almeida e de Cambudjana onde também esteve em contactos com o eleitorado.

“Nos vamos fazer uma grande aposta em levar água domiciliária a todas as casas, apoiar as pessoas, sobretudo, os idosos na reabilitação das suas casas para que possam ter o mínimo de conforto”, precisou, indicando que a nível de criação de gado, actividade principal nas duas localidades vai apoiar com a introdução de raças melhoradas.

Na localidade de Fontes de Almeida há dois espaços de exploração de inertes. Isaías Varela garante que ganhando as eleições vai com a Direcção-Geral do Ambiente, trabalhar na revisão do processo de licenciamento da empresa para que as populações possam também ganhar com essa actividade.

“Não podemos deixar que uma empresa venha enriquecer aqui e a população a ficar cada vez mais pobre e mais prejudicada”, sublinhou.

Para além da candidatura do PAICV, liderada por Isaías Varela, concorrem às eleições de 25 de Outubro as listas da plataforma “Ami é San Domingus”, liderada por Milton Paiva, e do MpD, encabeçada por Clemente Garcia.

Nas autárquicas de 2016, em São Domingos, concorreram o MpD (Clemente Garcia) que conquistou a câmara com 61,22%, e o PAICV (Mário Lima) 36,19%.

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos no município 9.554 eleitores.

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal (2), Praia (4) e São Vicente (1).

MJB/FP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos