Autárquicas 2020/São Domingos: “Ami é San Domingus” aposta na melhoria das infra- estruturas desportivas para dinamizar o desporto

São Domingos, 21 Out (Inforpress) – A candidatura da Plataforma Independente “Ami é San Domingus” à presidência da Câmara Municipal de São Domingos, propõe uma forte aposta na melhoria das infra-estruturas desportivas com vista a preparar o município a receber competições regionais.

Em conversa com a Inforpress a candidata ao posto de vereador, Ivete Rosa, adianta que o objectivo da plataforma é trabalhar para criar condições visando a dinamização do desporto no concelho e ao mesmo tempo servir de alternativa para acolher eventos desportivos que actualmente são realizados na Cidade da Praia.

Para já propõem a transformação do polidesportivo de São Domingos num pavilhão desportivo, a transformação do relvado de Nora num estádio municipal e a construção de um campo relvado na freguesia de Nossa Senhora da Luz.

“Nós temos um campo de Nora praticamente abandonado e sem condições. Queremos transformar o campo de Nora num estádio municipal com condições e conseguir trazer a competição da região sul para São Domingos”, sustentou.

A par do futebol e do andebol que são as modalidades mais conhecidas em São Domingos, Ivete Rosa fala na necessidade de desenvolvimento de outras modalidades com realce para modalidades de praia, onde afirma que São Domingos tem muito potencial.

Criar escolas de iniciação desportiva, investir na formação de árbitros, treinadores e dirigentes desportivos, a manutenção de preparação dos campos de terra batida, a criação de núcleos de gestão das infraestruturas desportivas são outras propostas da candidatura de “Ami é San Domingus” para o sector do Desporto.

Igualmente, promete trabalhar para promover a participação das mulheres no desporto visando mais mulheres árbitros, treinadores e dirigentes.

“Nós ainda temos muitos défices nesta área. Ainda é difícil ver uma mulher a apitar um jogo a ser uma treinadora desportiva ou a dirigir um clube aqui em São Domingos e, por essa razão, o nosso programa almeja também esse objectivo de promover a participação da mulher no desporto”, explicou Ivete Rosa.

A três dias do final de campanha eleitoral a comitiva da Plataforma Ami é San Domingus”, que tem como lema “São Domingos Primeiro” está regressas as localidades já visitadas para reforçar o apelo de voto e hoje está na zona de Rui Vaz e Nora.

Para além da plataforma “Ami é San Domingus” liderada por Milton Paiva, que hoje se encontra em contactos em Banana e nas zonas centro, concorrem para as eleições dos órgãos autárquicos em São Domingos as listas do MpD, encabeçada por Clemente Garcia, e do PAICV, por Isaías Varela.

Nas autárquicas de 2016, em São Domingos, concorreram o MpD (Clemente Garcia) que conquistou a câmara com 61,22%, e o PAICV (Mário Lima) 36,19%.

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos no município 9.554 eleitores.

A nível nacional, participam na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

MJB/FP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos