Autárquicas 2020/Santa Cruz: Carlos Silva quer estruturas de saúde mais próximas da população

Pedra Badejo, 21 Out (Inforpress) – O candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) à liderança da autarquia santa-cruzense propõe levar estruturas de saúde mais próximas da população de zonas distantes do centro no próximo mandato.

Carlos Silva “Sueck” manifestou este desejo à imprensa, em Achada Fazenda, durante a sua acção de porta-a-porta para apresentar as suas apostas para a localidade que pretende elevar a categoria de vila nos próximos tempos.

“Santa Cruz é um município que tem 28 mil habitantes, apenas 10 mil estão no centro urbano e 18 mil pessoas estão na periferia e zonas altas, por isso, estamos a apostar fortemente em levar estruturas de saúde através de Unidade Sanitária de Base”, demonstrou, propondo a construção de centros multiuso em vários pontos do concelho.

Indicou ainda cuidados aos idosos realizados por um uma equipa de enfermeiros, fruto de uma parceria entre a edilidade e o Governo.

“Temos o programa mutualidade de Saúde, que é uma espécie de união estabelecida para as pessoas terem acesso à cobertura de medicamentos e tratamento médico”, mostrou, acrescentando que se pretende alargar este programa para todas as famílias de baixa renda de Santa Cruz.

O candidato à sua própria sucessão referiu ainda a aposta na construção de um posto de saúde moderno e com residência para enfermeiros em Cancelo, cujas obras estão na reta final, manifestando a intenção e de implementar o mesmo projeto na zona de Achada Fazenda.

Quanto à visita do presidente do Movimento para a Democracia (MpD), Ulisses Correia e Silva, para participar numa passeata com o seu adversário, Pedro Alexandre, Carlos Silva classificou como um acto normal, tendo em conta que, segundo ele, o seu concorrente está a precisar de uma mãozinha da estrutura do partido.

“Vemos isso como uma muleta que o nosso adversário já recorreu para ver se consegue fazer algo melhor, porque sabem de antemão que a nível de intenção de voto estão mesmo baixo e é por isso que estão a recorrer a este tipo de apoio”, reforçou.

Nas eleições de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais, no concelho de Santa Cruz concorreram dois candidatos, tendo o PAICV (Carlos Silva) conquistado a câmara com 5.542 votos (50,30%) e o MpD (Manuel da Luz Tavares) obtido 5.227 votos (47,44%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, em Santa Cruz, estão inscritos 17.137 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 15.866, dos quais 10.726 votaram).

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal (2), Praia (4) e São Vicente (1).

WM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos