Autárquicas 2020/Santa Catarina: Idosos vão continuar a merecer uma “atenção especial” – candidato do MpD 

Assomada, 15 Out (Inforpress) – O candidato do Movimento para a Democracia (MpD) à Câmara Municipal de Santa Catarina, José Alves Fernandes, garantiu hoje que caso vença as eleições vai continuar a dar uma “atenção especial” a todos os idosos.

José Alves Fernandes, que vai estar da parte de manhã em Achada Falcão e da tarde em Serra Malagueta acompanhado do candidato à assembleia municipal, Eurico da Moura, para porta-a-porta e encontro com população das duas localidades, explicou à Inforpress que através do Cadastro Social Único (CSU) em curso vão conseguir identificar todos os idosos que realmente precisam do apoio da edilidade.

Nesse sentido, prometeu continuar em parceria com o Governo a disponibilizar cuidadores para cuidarem dos idosos santa-catarinenses, sobretudo, os que vivem sozinhos para que estes possam ter uma “velhice com dignidade”.

Daí, que o candidato que concorre à sua própria sucessão indicou que caso vença o pleito do dia 25, vai aumentar o número de cuidadores para que as pessoas da terceira idade desse município do interior de Santiago possam ter uma “velhice saudável”.

Além da atribuição de uma pensão aos idosos, José Alves Fernandes prometeu ainda continuar a apoiar as famílias com crianças, com deficientes e numerosas, também no âmbito do CSU.

Confiante num segundo mandato, a mesma fonte indicou que vai ser reforçado o apoio social nas Loja Social e Casa da Sopa, massificação de água domiciliária, de habitação social e de casas de banho para os que realmente precisam em todas as localidades do município.

Relativamente às vilas localidades elevadas à categoria de vila, da qual Achada Falcão faz parte assegurou que vai haver profundas intervenções, para que as mesmas deixem de ser vilas apenas de papel para tornarem “verdadeiras vilas”.

Aliás, tem tomando como exemplo as vilas piscatória de Rincão e de Ribeira da Barca, e ainda de Chã de Tanque, que, segundo ele, já tem um campo relvado concluído para servir toda a comunidade desportiva.

Para além de José Alves Fernandes, concorrem à presidência da câmara de Santa Catarina, Neida Rompão (UCID), Armindo Freitas (PAICV) e Félix Cardoso (independente).

Nas autárquicas de 2016, no concelho de Santa Catarina, concorreram dois candidatos, tendo o MpD (José Alves) alcançado 7.705 votos, (49,86%), e o PAICV (Alcídio Tavares) alcançado 7.289 votos (47,17%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estavam inscritos nos cadernos eleitorais, provisoriamente, um total de 26.574 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 24.398, dos quais 15.452 votaram).

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

FM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos