Autárquicas 2020/ Ribeira Grande: Paulino Dias quer juntar-se com o IEFP para trabalhar o desemprego no município

Ribeira Grande, 16 Out (Inforpress) – O candidato independente Paulino Dias, constatou durante uma visita realizada ao Instituto de Emprego e Formação Profissional de Santo Antão, que é necessário criar mais condições para a criação do emprego na ilha das montanhas.

Na sua plataforma eleitoral, o candidato à presidência da câmara municipal, destaca à questão da economia e mais empregos qualificados, especialmente para os jovens, como um dos grandes objectivos para Santo Antão e, principalmente, para Ribeira Grande.

Segundo ele, caso merecer a confiança dos eleitores nas eleições autárquicas de 25 de Outubro, o seu grupo quer trabalhar na melhoria do desemprego que assola o concelho e juntamento com o IEFP, encontrarem respostas e soluções a estas preocupações.

A dupla Paulino Dias e Licínia Leite (candidata à assembleia municipal) e a sua comitiva querem mudança para Ribeira Grande e investir na promoção de investimentos, criação de emprego e crescimento económico pode diminuir na saída de jovens do município para as outras ilhas.

Paulino Dias reconheceu que o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) tem feito um grande trabalho no concelho, relativamente a programas específicos voltados aos jovens, como formação e estágios profissionais, mas conforme disse, “é preciso trabalhar no ajusto desses programas ao nível municipal para que haja igualdade e oportunidades para todos os jovens do concelho no que tange a formação e estágios profissionais.

Outra preocupação do candidato diz respeito a mão-de-obra que, segundo Dias, é preciso mais intervenções do centro do emprego na oferta de mão-de-obra, “na qualificação e no estágio profissional”.

O candidato independente, garante que é preciso dinamizar a economia no município, promover o crescimento das empresas e atrair novos investimentos no município “para que essas novas empresas possam contratar esses jovens que estão a ser formados nos centros de emprego e formação profissional”.

Para além de Paulino Dias, participam na corrida à Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado do Movimento para a Democracia (MpD), e Odailson Bandeira do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).

Dados fornecidos pela Comissão de Recenseamento Eleitoral da Ribeira Grande indicam que para as eleições do dia 25 de Outubro, na Ribeira Grande, estão inscritos nos cadernos de recenseamento 13.338 eleitores dos quais 10 são cidadãos estrangeiros.

Nas autárquicas de 2016 concorreram Orlando Rocha Delgado, pelo MpD, que alcançou a maioria absoluta na câmara com 61,77 por cento (%) dos votos, Leonesa Fortes (PAICV) que consegui 24,77%, e António Rodrigues (UCID) que alcançou 8,51% dos votos.

A nível nacional participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

RS/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos