Autárquicas 2020/Ribeira Grande de Santiago: PAICV promete desenvolver agricultura e criar marca “Made in Cidade Velha”

Cidade Velha, 18 Out (Inforpress) – O candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) às autárquicas em Ribeira Grande de Santiago prometeu desenvolver uma agricultura sustentável e valorizar os produtos agrícolas do município, através da marca “Made in Cidade Velha”.

Nelson Moreira explicou, que sendo um município rural, onde uma das suas forças económicas reside no desenvolvimento da agricultura com produtos agrícolas de qualidade, defende que a mesma deve ser ressaltada e valorizada através de marca “Made in Cidade Velha”.

O candidato à presidência da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, disse que pretende incentivar e desenvolver o turismo de montanha e o turismo rural, fazer uma ligação com a agricultura, em parceria com as agências de viagens e outros operadores turísticos, desenhar e divulgar os roteiros turísticos a nível do município por forma a fomentar o turismo a nível local.

Moreira, que procedia este domingo a contactos no terreno junto da população, realçou ainda que, caso for eleito no dia 25 de Outubro, influenciar a introdução no roteiro turístico as zonas do município consideradas maravilhas de Santiago, assim como as localidades de produção de grogue sedeadas no município.

“Queremos ter serviços mais perto das populações, aproximar os serviços municipais de maior procura aos munícipes em todas as localidades do município, por forma a reduzir ao mínimo a deslocação de munícipes ao centro da cidade para aceder aos serviços da câmara”, apontou.

A plataforma da candidatura prevê ainda o lançamento de programas de qualificação urbana e periurbana, respeitando os pressupostos de sustentabilidade do Património Mundial da Humanidade e de requalificação do espaço periurbano incluindo a oferta a uma habitação condigna.

Por outro lado, propõe criar um programa de geminação dinâmica com vários municípios do mundo para projectar o município e que leve em conta as necessidades concretas e efectivas em diferentes áreas de cooperação.

Segundo o candidato, a educação, a formação, a saúde, as novas tecnologias e o desporto são sectores prioritário para o desenvolvimento dessa cooperação nas suas diferentes vertentes, numa parceria dinâmica com benefícios para as partes.

A caravana do PAICV está a levar a cabo este domingo, acções de campanha em todas as localidades do município com pequenos grupos de activistas.

Para além do PAICV, liderado por Nelson Moreira, concorre para a eleição dos órgãos autárquicos na Ribeira Grande de Santiago a lista do MpD, encabeçada por Domingos Mendes.

Nas eleições de 2016 neste município concorreram duas listas, tendo o MpD (Manuel de Pina) conquistado a câmara com 49,78%, e o PAICV (Bertalino Moreira) alcançado 47,81%.

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos 6.487 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 5.791, dos quais 4.106 votaram).

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

AV/FP/DR
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos