Autárquicas 2020/Ribeira Grande de Santiago: Domingos Mendes promete fazer da cultura local um diferenciador no contexto nacional 

Cidade Velha, 22 Out (Inforpress) – O candidato do MpD à presidência da câmara de Ribeira Grande de Santiago, Domingos Mendes, prometeu fazer da cultura local um diferenciador no contexto nacional sob o lema “Cidade Velha, Berço da Cultura Cabo-verdiana”.

O cabeça de lista do Movimento para a Democracia, explicou que as propostas da sua plataforma são ambiciosas e realistas e têm como foco as pessoas, proteger e valorizar o ambiente, promover o Património Histórico e Cultural da Cidade Velha de modo a desenvolver a economia do município.

Tendo em conta que Cidade Velha é o 3º destino turístico mais procurado em Cabo Verde, assegurou que vão trabalhar para criar as condições a nível da saúde, saneamento, segurança para desenvolver a cultura tradicional e nacional como elemento de valorização dos indivíduos e do turismo ao serviço das pessoas.

“Vamos focar nas pessoas, nos seus problemas, necessidades e aspirações, com um programa de intervenção orientado para defender a vida, a integridade física e a saúde, preservando o património social e individual e aumentar a sustentabilidade dos espaços e o bem-estar das pessoas num ambiente saudável, limpo e seguro”, referiu.

Por outro lado, prometeu consolidar a organização urbana com espaços equipados e saudáveis para todos, com ênfase no ordenamento e planeamento do território, segurança sanitária e física, ambiente e saneamento.

A plataforma, segundo o mesmo, prevê apoiar as iniciativas económicas e empresariais para a geração de riqueza e rendimentos para as empresas e pessoas, promover e valorizar a marca Cidade Velha e o seu artesanato.

O candidato disse que pretendem ainda atrair as agências de viagens e turismo para o município, incentivar a criação de empresas de guias turísticos e transformar a Rua Calhau num centro de exposição cultural.

Para hoje, a caravana do MpD tem agendado contactos porta a porta na localidade de João Varela e Salineiro.

Para além do MpD, liderado por Domingos Mendes, concorre para a eleição dos órgãos autárquicos na Ribeira Grande de Santiago a lista do PAICV, encabeçada por Nelson Moreira.

Nas eleições de 2016 neste município concorreram duas listas, tendo o MpD (Manuel de Pina) alcançado 2.044 dos votos (49,78%), e o PAICV (Bertalino Moreira) alcançado 1.963 dos votos (47,81%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais um total de 6.487 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 5.791, dos quais 4.106 votaram).

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

AV/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos