Autárquicas 2020/Ribeira Grande: Candidato do PAICV elege reabilitação do porto de João Redondo como intervenção prioritária em Figueiras

Ribeira Grande, 18 Out (Inforpress) – O candidato do PAICV à presidência da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Odailson Bandeira, elegeu a reabilitação do porto de João Redondo, na Furna do Sal, em Figueiras, como a intervenção prioritária naquele vale.

Segundo Odailson Bandeira, o porto de João Redondo foi, outrora, “muito importante” no transporte de pessoas e de bens a partir de Figueiras para outras partes da ilha de Santo Antão, e defendeu a sua reabilitação porque quando o mar está bravo, essencialmente no período de Novembro a Março, não permite qualquer operação nesse porto da forma como está.

Bandeira reconhece que a implementação desse projecto exige um forte investimento do Governo mas promete que, se vencer as eleições de 25 de Outubro, a câmara por ele liderada entrará como parceira e impulsionadora do projecto que, em seu entender, é uma obra “estruturante”, capaz de minimizar os efeitos do isolamento e do encravamento do vale de Figueiras.

A reabilitação de uma “mini-placa desportiva, construída há muito tempo” em Figueiras é outra aposta do candidato ‘tambarina’ que pretende, com essa futura intervenção para o qual até já dispõe de uma maquete em 3D, dar maior dignidade a essa infra-estrutura para que os jovens locais possam praticar desporto e realizar actividades culturais e de lazer.

O candidato do partido da “estrela negra” identificou, igualmente, a inexistência de operários qualificados nessa localidade e avançou a aposta na formação profissional de jovens dessa localidade para suprir as actuais necessidades em pedreiros, electricistas e canalizadores, além de operários com outras qualificações.

Figueiras é, igualmente, um roteiro privilegiado para os turistas que gostam de longas caminhadas e, por isso, Bandeira promete dar incentivos às pessoas que optarem por investir no turismo rural.

Intensificar os trabalhos de requalificação dos caminhos vicinais, criar postos de trabalho com salários dignos e implementar trabalhos de conservação de solos e água são outras apostas de Odailson Bandeira caso vença as eleições.

Figueiras é um dos vales mais encravados do concelho da Ribeira Grande e para lá chegar são necessárias cerca de duas ou três horas de caminhada, a pé, dependendo da boa condição física do viajante.

Dados fornecidos pela Comissão de Recenseamento da Ribeira Grande indicam que para as eleições do dia 25 de Outubro, neste concelho, estão inscritos 13.338 eleitores dos quais 10 são cidadãos estrangeiros.

Nas autárquicas de 2016 concorreram Orlando Rocha Delgado, pelo MpD, que alcançou a maioria absoluta na câmara com 61,77 por cento (%) dos votos, Leonesa Fortes (PAICV) que conseguiu 24,77%, e António Rodrigues (UCID) que alcançou 8,51% dos votos.

A nível nacional, na corrida para as autárquicas de 25 de Outubro participa um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para a Assembleia Municipal da Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), de São Domingos (1), do Tarrafal de São Nicolau (1), do Sal (1) do Tarrafal de Santiago (2), da Praia (4) e de São Vicente (1).

HF/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos