Autárquicas 2020/Ribeira Grande: Candidato do PAICV diz que vai apostar no apoio à educação na Ribeira Alta

Ribeira Grande, 19 Out (Inforpress) – O candidato do PAICV à Câmara Municipal da Ribeira Grande, Odailson Bandeira, disse à Inforpress que vai apostar no apoio à Educação para permitir que as crianças da Ribeira Alta prossigam os estudos depois da sexta classe.

É que, segundo Odailson Bandeira, depois da sexta classe muitas crianças ficam sem estudar porque os pais não têm condições para suportarem os custos do alojamento no internato da cidade da Ribeira Grande.

Pelas contas de Odailson Bandeira o alojamento no internato custa 10 mil escudos por mês mas os pais, normalmente, pagam à volta de três, quatro ou cinco mil escudos beneficiando do apadrinhamento e dependendo do número de padrinhos que o internato tiver, mas mesmo assim muitos não dispõem desse valor.

Por isso, o candidato do PAICV prometeu apoiar esses pais com o pagamento do alojamento e com a atribuição de kit’s escolares.

Os jovens de Ribeira Alta dispõem de um ‘campinho de terra’ mas pedem, há muito tempo, a construção de uma placa desportiva, até porque há um terreno que foi doado para o efeito e, por isso, esse é mais um compromisso assumido por Odailson Bandeira.

Odailson Bandeira prometeu ainda realizar estudos para atinar sobre a viabilidade da construção de uma infra-estrutura de acesso ao mar na Boca de Ribeira Alta, tendo em conta que, quando o mar está revolto, é difícil operar naquela zona.

Segundo o candidato, Ribeira Alta dispõe de alguma quantidade de água mas carece de trabalhos de conservação de solos e água que deverão ser implementados, em parceria com o Ministério da Agricultura e Ambiente, como forma de mobilizar e disponibilizar mais água para os agricultores locais.

Bandeira elencou e prometeu resolver, paulatinamente, uma série de dificuldades identificadas em Ribeira Alta, nomeadamente, dificuldades de comunicação porque não há rede móvel, não há sinal da televisão, há problemas de habitação social e falta de casas-de-banho, bem como a necessidade de um ponto de água no cemitério, entre outras.

Hoje, a candidatura do PAICV está em acções de campanha nas localidades de Figueiral, Boca de Coruja e Chã de Pedras e, no período da tarde, estarão em contactos porta-a-porta no bairro do Tarrafal, na cidade da Ribeira Grande.

Dados fornecidos pela Comissão de Recenseamento da Ribeira Grande indicam que para as eleições do dia 25 de Outubro, neste concelho, estão inscritos 13.338 eleitores dos quais 10 são cidadãos estrangeiros.

Nas autárquicas de 2016 concorreram Orlando Rocha Delgado, pelo MpD, que alcançou a maioria absoluta na câmara com 61,77 por cento (%) dos votos, Leonesa Fortes (PAICV) que conseguiu 24,77%, e António Rodrigues (UCID) que alcançou 8,51% dos votos.

Na corrida para as autárquicas de 25 de Outubro participa um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para a Assembleia Municipal da Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), de São Domingos (1), do Tarrafal de São Nicolau (1), do Sal (1) do Tarrafal de Santiago (2), da Praia (4) e de São Vicente (1).

HF/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos