Autárquicas 2020/Praia: Francisco Carvalho anuncia programa ambicioso para artistas após 25 de Outubro

Cidade da Praia, 17 Out (Inforpress) – O líder da candidatura do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, Francisco Carvalho, anunciou hoje que após 25 de Outubro, o PAICV tem um programa ambicioso para os artistas, contando com uma câmara facilitadora dos eventos culturais.

O candidato do PAICV fez estas declarações em mais uma acção de campanha, hoje, no bairro de Paiol, onde declarou que tem propostas concretas para esta zona, relactivamente à melhoria do tratamento das encostas, do acesso à entrada para as casas dos moradores, bem como da correcção da ribeira, entre outras.

Na mesma ocasião aproveitou para anunciar uma proposta do partido na área cultural, ou seja, um programa “ambicioso” para os artistas, onde a câmara não vai ser um actor, mas, um facilitador do processo.

“Não queremos que os grandes eventos que acontecem na cidade sejam apenas eventos que tem por detrás a câmara municipal, e se um dia não contar com a presença da câmara esses eventos correrem o risco de não acontecer”, disse o candidato, assumindo que quer “o envolvimento dos artistas nas várias áreas, na música, na pintura, na nossa cultura tradicional, com especial atenção aos jovens”.

Porque, afirma este candidato, os jovens não têm um programa municipal que lhes dê a oportunidade, a segurança e os oriente para iniciarem a sua carreira.

Na questão dos artistas, promete que a câmara dirigida pelo PAICV pretende ser um parceiro, um promotor, mas nunca um actor. Um parceiro em que os artistas locais e as iniciativas locais, assumem a liderança do desenvolvimento da arte e da cultura na Cidade da Praia.

“Só construímos, de facto, uma nova câmara para todos se conseguirmos contar com o envolvimento das pessoas e nesta campanha sentimos que as pessoas começaram a acreditar outra vez na câmara”, afirmou o candidato que considera que, se se olhar para trás, conclui-se que “as pessoas têm estado a ser postos de lado, tem sido beneficiado apenas um grupinho, daí as suas reticências em entregar-se para a sua cidade”, realçou.

Para as eleições de 25 de Outubro, na Praia, estão inscritos nos cadernos de recenseamento 86.180 eleitores.

Além de Francisco Carvalho, concorrem às eleições de 25 de Outubro, na Praia, Amândio Barbosa Vicente (PP), Any Reis (Sociedade Civil), Carlos Lopes (L.U.T.A), Denise Tavares (DSB), Francisco Silva (UCID), Jeremias Garcia (MPJT) e Óscar Santos (MpD).

Nas eleições de 2016 neste município concorreram cinco listas, tendo o MpD (Óscar Santos) conquistado a câmara com 62,74% dos votos, PAICV (Cristina Fontes) 32,43%, UCID (Francisco Silva) 1,77%, PP (Amândio Vicente) 0,61%, e PTS (José Augusto Fernandes) 0,26%.

Participam na corrida a estas eleições um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 candidatos do PAICV, sete da UCID, dois do PP, sendo 1 no município da Praia e 1 para Assembleia Municipal na Boa Vista, e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4), São Vicente (1).

ET/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos