Autárquicas 2020: Paulino Dias propõe valores, princípios e prioridades para “mudar Ribeira Grande para melhor”

Ribeira Grande, 12 Set (Inforpress) – O candidato do Grupo Independente Alternativa Ribeira Grande a presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Paulino Dias, disse hoje que propõe valores, princípios e prioridades para “mudar Ribeira Grande para melhor”.

Paulino Dias, que falava aos jornalistas no final da cerimónia de apresentação das listas com que o grupo Alternativa Ribeira Grande se apresenta às eleições de 25 de Outubro, asseverou que “a defesa e a promoção da cidadania é um valor considerado ‘pedra angular’ de todo o projecto”.

“Nós optamos por avançar com uma candidatura independente, não porque hostilizamos os partidos políticos, que são actores importantes do nosso sistema político, mas porque temos de apostar na densificação da sociedade civil”, afirmou, apontando, também, o princípio da inclusão em que a participação de todos os ribeira-grandenses no processo de desenvolvimento é tida como uma das principais bandeiras do grupo.

Segundo Paulino Dias, a sua primeira prioridade será “modernizar, reformar e reestruturar o funcionamento da Câmara Municipal da Ribeira Grande” porque, conforme disse, “infelizmente” os ribeira-grandenses têm uma câmara “bastante arcaica” em termos de processos e “pouco transparente” em termos do acesso da população às informações da autarquia.

“Uma câmara de um homem só, demasiadamente concentrada quer em termos de tomada de decisão quer em termos de disponibilização de bens e serviços da câmara municipal”, criticou o candidato.

Paulino Dias pretende, ainda, “consolidar a infra-estruturação do município com especial ênfase nas acessibilidades, das infra-estruturas básicas de saneamento e de acesso à água, apesar dos bons indicadores que nós temos”, e uma terceira prioridade, “será promover condições para a criação de emprego no município”.

O grupo independente Alternativa Ribeira Grande apresenta como candidata a presidente da Assembleia Municipal a economista Licínia Leite, que prometeu “exigir da Câmara Municipal, transparência na gestão dos recursos, eficiência e, sobretudo, alguma equidade a nível regional”.

Nas autárquicas de 2016 concorreram Orlando Rocha Delgado, pelo MpD, que alcançou a maioria absoluta na câmara com 61,77 por cento (%) dos votos, Leonesa Fortes (PAICV) que conseguiu 24,77%, e António Rodrigues (UCID) que alcançou 8,51% dos votos.

Em Ribeira Grande, para as eleições do dia 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos de recenseamento, provisoriamente, 13.744 eleitores dos quais 11 são cidadãos estrangeiros. Em 2016 o número de inscritos foi de 12.988 dos quais apenas 8.435 votaram.

HF/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos