Autárquicas 2020/Paul: “Vamos criar condições para que a cultura seja cartão-postal do concelho” – PAICV

Cidade das Pombas, 22 Out (Inforpress) – O candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) à Câmara Municipal do Paul, Carlos Ferreira, quer que a cultura seja cartão-postal do concelho, para enaltecer a história e promover o destino.

Segundo a mesma fonte avançou em entrevista à Inforpress, há necessidade de se reequacionar políticas para a cultura no concelho, “apostando fortemente” nas indústrias criativas, em talentos existentes nas várias áreas e na requalificação de zonas e cidade.

Carlos Pires Ferreira confirmou, inclusive, o “compromisso” de trabalhar com os produtores musicais e promover o trabalho destes a nível local, regional e quiçá internacional.

“A ideia é fazer com que estes produtores musicais e das indústrias criativas venham viver disto, porque temos muitos talentos e potencialidades, o que se precisa é de uma mão amiga e institucional para apontar caminhos e novas ideias”, sustentou.

“Vamos criar condições para que a cultura seja cartão postal e ferramenta para, não só enaltecer a nossa história, mas que a cultura, em si, seja um elemento de promoção e de maior visibilidade do concelho como destino turístico e de referência”, asseverou, com a ideia de realizar e atrair grandes eventos culturais.

Sendo assim, o PAICV terá a cultura como “um dos eixos prioritários” da sua governação, de forma também a “ajudar os talentos a tirar o seu sustento e que os jovens também se fixam no município”.

“Para verem que, de facto, Paul é um potencial, é rico e com as políticas, estratégias e equipa camarária adequadas, é possível ter um Paul melhor, com menos desigualdades e mais rendimentos para todos”, lançou Carlos Pires Ferreira, para quem a governação cessante deu “pouca atenção” à cultura.

Como provas, o candidato falou da “morte” do Carnaval, a cada ano, e da falta de valorização da “tradição rica” existente no município e que agora o PAICV quer reativar para atrair mais turistas.

Para além de Carlos Pires Ferreira (PAICV), concorrem à Câmara Municipal do Paul, António Aleixo pelo Movimento para Democracia (MpD) e Sandro Gomes pela União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID).

Para as eleições do dia 25 de Outubro, no concelho do Paul, estão inscritos 5.331 eleitores nos cadernos de recenseamento, dos quais cinco são cidadãos estrangeiros.

Em 2016 o número de inscritos foi de 5.250 dos quais apenas 3.876 votaram.

A nível nacional, na corrida para as autárquicas de 25 de Outubro participa um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para a Assembleia Municipal da Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), de São Domingos (1), do Tarrafal de São Nicolau (1), do Sal (1) do Tarrafal (2), da Praia (4) e de São Vicente (1).

LN/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos