Autárquicas 2020/Paul: “Saneamento no município tem sido rudimentar” – Sandro Gomes 

Cidade das Pombas, 20 Out (Inforpress) – O candidato da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) à Câmara Municipal do Paul, Sandro Gomes, classifica como “rudimentar” o tratamento dado ao saneamento no concelho, que precisa melhorar e com mais atenção às zonas altas.

Para o candidato, o saneamento é um dos sectores que precisa de “maior atenção” dos governos municipais e, no caso, do Paul precisa ser melhorado e “deixar de ser rudimentar”.

“Na cidade das Pombas não há tantas reclamações, mas só que Paul não é só a cidade, e quando subimos as zonas altas, as pessoas reclamam e muito”, assegurou a mesma fonte, em entrevista à Inforpress.

Sandro Gomes apontou descontentamentos, por exemplo, em relação a construção de uma casa de banho.

“Uma pessoa quando tem uma casa de banho, sente-se uma pessoa mais digna e aqui se diz que as casas de banho são as salas de visita das moradias”, lançou, com a ideia de que a câmara deve criar programas para esse fim e tentar resolver esses problemas ao longo do mandato.

Por outro lado, segundo a mesma fonte, a questão de saneamento nas zonas altas mostra-se “deficitária” quanto a recolha do lixo e a taxa paga pelos moradores, mesmo sendo eles obrigados a transportar o lixo até as estradas ou a queima-lo.

“Se não há forma de carros chegarem às localidades e nem de agentes irem buscar os lixos, porquê as pessoas são obrigadas a pagar a taxa de lixo­ ?”, questionou Sandro Gomes, que defendeu, então, a retirada desse imposto aos moradores dessas localidades altas.

Porque, sentenciou “não há lógica pagar por algo, que não se está a usufruir”.

Referindo a outra taxa, Sandro Gomes questiona também o porquê das pessoas pagarem a taxa da Rádio Televisão Cabo-verdiana (RTC), se “poucas pessoas no Paul” conseguem ver a televisão nacional (TCV) e até ele mesmo só consegue acessar a TCV só através da Internet.

A candidatura da UCID estará hoje em contactos com o eleitorado na localidade de Fajã de Janela.

Para além de Sandro Gomes (UCID), concorrem à Câmara Municipal do Paul, António Aleixo pelo Movimento para Democracia (MpD) e Carlos Pires Ferreira pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).

Para as eleições do dia 25 de Outubro, no concelho do Paul, estão inscritos 5.331 eleitores, dos quais cinco são cidadãos estrangeiros.

Em 2016 o número de inscritos foi de 5.250 dos quais apenas 3.876 votaram.

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal (2), Praia (4) e São Vicente (1).

LN/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos