Autárquicas 2020/Paul: Pesca é uma das pedras basilares da economia do concelho – Sandro Gomes 

Cidade das Pombas, 17 Out (Inforpress) – O candidato da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) à Câmara Municipal do Paul, Sandro Gomes, aponta a pesca como uma das “pedras basilares” do concelho, para sustento de muitas famílias e com margem para desenvolvimento.

É preciso, segundo a mesma fonte, avançou em entrevista à Inforpress, criar políticas voltadas para alavancar o sector.

“Mas, temos consciência das condições adversas, com a pesca representando apenas o sustento das famílias quando podia ser exportado ou mesmo com a possibilidade de criação de uma pequena fábrica de conservas, para aproveitar os momentos de muita captura”, sentenciou o candidato, colocando a possibilidade de criar parcerias nacionais e estrangeiras para esse fim.

Por outro lado, continuou, deverá ser “eminente” a criação e requalificação dos arrastadouros.

“Entendemos que são obras que deviam ser feitas há muito e quando se conseguir fazer essas obras, obviamente, que a pesca do Paul terá outra dinâmica”, considerou Sandro Gomes, que refere aos casos de Paço, onde a situação está “mais ou menos encaminhada” e de Penedo, onde “ainda não foi feito nada”.

“Nós da UCID, pensámos sempre em melhorar o que não está bem, não prometemos, mas, obviamente, que estas serão prioridades, caso vençamos as eleições”, lançou, com a ideia de que as obras no Paço foram feitas “deliberadamente para cassação de votos”.

Segundo a mesma fonte, vai-se trabalhar também com os pescadores e com câmaras geminadas para trazer novos apoios ao sector, como equipamentos, botes e ainda formas de facilitação de créditos.

Sandro Gomes disse que, por outro lado, como oposição, vai fazer “pressão” para o partido no poder cumprir as suas promessas.

“Já chegou o momento de termos política contra partidos ou políticos, que fazem promessas infundadas, por isso faremos uma posição forte e firme e sem jogos de tombo”, asseverou.

Para além de Sandro Gomes (UCID) concorrem à Câmara Municipal do Paul, António Aleixo pelo Movimento para Democracia (MpD) e Carlos Pires Ferreira pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).

Para as eleições do dia 25 de Outubro, no concelho do Paul, estão inscritos 5.331 eleitores nos cadernos de recenseamento, dos quais cinco são cidadãos estrangeiros.

Em 2016 o número de inscritos foi de 5.250 dos quais apenas 3.876 votaram.

Na corrida para as autárquicas de 25 de Outubro participa um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para a Assembleia Municipal da Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), de São Domingos (1), do Tarrafal de São Nicolau (1), do Sal (1) do Tarrafal de Santiago (2), da Praia (4) e de São Vicente (1).

LN/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos