Autárquicas 2020/Paul: PAICV pretende criar programa “Educar para o turismo” para reforçar sector 

Cidade das Pombas, 16 Out (Inforpress) – A candidatura do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) às eleições autárquicas, no Paul, pretende colocar em prática o programa “Educar para o turismo”, para formar os paulenses, desde criança, a ter o turista como amigo.

O projecto, conforme o candidato à liderança da câmara, Carlos Pires Ferreira, avançou à Inforpress, contempla ainda um “investimento forte” na infra-estruturação municipal, reestruturação das comunidades, arborização e ainda embelezamento.

“Não podemos querer um turismo de qualidade se não tivermos uma cidade e comunidades atractivas e estas preparadas para receber turistas”, sublinhou a mesma fonte, referindo assim ao programa em carteira “Educar para o turismo”, que deverá ser efectivado caso vençam as eleições.

Neste sentido, querem, ajuntou, criar programas de sensibilização, formação e informação transversais, “desde a tenra idade até a terceira idade”, e assim “reforçar o olhar do paulense para o turista, como amigo”.

“Educação é uma área fundamental, porque não podemos esperar ser bons profissionais e bons governantes se não formos bons ser humanos. E isto começa do berço e do pré-escolar”, reiterou o candidato, para quem “essa responsabilidade não pode ser tirada das famílias, mas não pode ser deixada somente no meio familiar”.

Uma acção que vai ser posta em prática dentro do objectivo de se pensar o município a longo prazo e não somente em ciclos eleitorais.

“Porque, só assim conseguiremos libertar Paul destas amarras, que vêm de muito tempo”, defendeu Carlos Pires Ferreira, admitindo que o projecto exige um “enorme esforço” de mobilização de recursos, que é onde ele entra.

Os elementos de campanha do PAICV vão ser hoje, segundo Carlos Pires Ferreira, submetidos a testes PCR para despiste da covid-19, que até agora já infectou 12 pessoas no concelho.

Para além de Carlos Pires Ferreira (PAICV), concorrem à presidência da Câmara Municipal do Paul, António Aleixo pelo Movimento para Democracia (MpD) e Sandro Gomes pela União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID).

Para as eleições do dia 25 de Outubro, no concelho do Paul, estão inscritos 5.331 eleitores nos cadernos de recenseamento, dos quais cinco são cidadãos estrangeiros.

Em 2016 o número de inscritos foi de 5.250 dos quais apenas 3.876 votaram.

Na corrida para as autárquicas de 25 de Outubro participam um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para a Assembleia Municipal da Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), de São Domingos (1), do Tarrafal de São Nicolau (1), do Sal (1) do Tarrafal de Santiago (2), da Praia (4) e de São Vicente (1).

LN/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos