Autárquicas 2020/Paul: PAICV acredita numa “abstenção mínima” à volta dos 15% 

Cidade das Pombas, 19 Out (Inforpress) – A candidatura do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) à Câmara Municipal do Paul afirma estar a trabalhar para ter nestas eleições uma “abstenção mínima” à volta dos 15% e combater um “adversário”.

Conforme o cabeça de lista à câmara municipal, Carlos Pires Ferreira, a abstenção é uma questão que tem tido sempre em conta durante esta campanha e, por isso, tem apelado às pessoas para irem às urnas e exercer esse direito cívico e político.

O candidato lembra que nas eleições de 2016, a abstenção situou-se à volta dos 26 por cento (%), um “número considerável” e agora colocam como meta a reduzir até 15% nas eleições de 25 de Outubro.

“É de facto um desafio e conseguir que as pessoas vão às urnas, mas acreditamos sim porque temos feito um trabalho de formiga, de conversar com as pessoas”, asseverou Carlos Pires Ferreira, que, por outro lado, disse haver uma “grande insatisfação”, que até agora já fez um número considerável de indecisos.

“Mas, com a explicação de que se não votarem é como se estivessem a dar um outro voto de confiança na continuidade, muitas ficaram de reflectir sobre essa situação”, reiterou, acreditando que as várias acções, que tem no terreno, como carros de som, propagandas nas rádios, vão surtir efeito.

Por isso, considerou, deverá ver uma “abstenção mínima”, e pediu aos candidatos que trabalhem por isso, mostrando as desvantagens, uma vez que a abstenção é um “adversário” para todas as candidaturas.

Carlos Pires Ferreira pediu também aos eleitores para “acreditarem nas equipas do projecto e não ficar somente pelos partidos” e tomar decisões com base na “sustentabilidade das gerações actuais e futuras”.

Para além de Carlos Pires Ferreira (PAICV), concorrem à Câmara Municipal do Paul, António Aleixo pelo Movimento para Democracia (MpD) e Sandro Gomes pela União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID).

Para as eleições do dia 25 de Outubro, no concelho do Paul, estão inscritos 5.331 eleitores, dos quais cinco são cidadãos estrangeiros.

Em 2016 o número de inscritos foi de 5.250 dos quais apenas 3.876 votaram.

Na corrida para as autárquicas de 25 de Outubro participa um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para a Assembleia Municipal da Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), de São Domingos (1), do Tarrafal de São Nicolau (1), do Sal (1) do Tarrafal (2), da Praia (4) e de São Vicente (1).

LN/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos