Autárquicas 2020/Paul: MpD focado em “melhor estratégia” para gestão da água em Fajã das Pombas

Cidade das Pombas, 18 Out (Inforpress) – O candidato do Movimento para Democracia (MpD) à presidência da Câmara Municipal do Paul, António Aleixo, está disposto a colocar em prática “melhor estratégia” para gestão da água em Fajã das Pombas, onde moram menos de dez famílias.

O candidato esteve neste vale, localizado perto da cidade das Pombas, vocacionado para agricultura, de caminhos vicinais bem íngremes e com uma população de menos de dez famílias.

Especificidades que António Aleixo disse conhecer “muito bem” e que tem tentado amenizar, inclusive, com a gestão da água, que apontou como um dos principais problemas.

“Ou seja, eles têm alguma água, mas a forma como ainda é utilizada, não é a melhor”, considerou, adiantando que por essa razão o “líquido precioso” acaba por ser escasso.

Um constrangimento que, segundo a mesma fonte, o MpD tem tido em conta, enquadrado naquilo que é a “modernização da agricultura”, que passa, não só pela agricultura propriamente dita, mas também pela sua “melhor forma” de gestão.

“Assim, levamos a mensagem de esperança, mas também de uma parceria no futuro para chegar numa melhor estratégia para gestão da água que temos, ou seja, sistema de rega mais modernizado”, sublinhou António Aleixo, confirmando que o partido vai também “colaborar parcialmente” com os moradores para obterem recursos e implementar os sistemas.

Outras das zonas visitadas pela candidatura a de Vicente (Pcent, como é vulgarmente conhecida), onde também há queixas sobre habitação.

Um problema, que asseverou, vai continuar a debelar com investimentos na construção e mesmo na reabilitação de moradias.

A candidatura do MpD vai estar hoje nas zonas de Figueiral e Praia de Gi.

Para além de António Aleixo, concorrem à Câmara Municipal do Paul, Carlos Pires Ferreira pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) e Sandro Gomes pela União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID).

Para as eleições do dia 25 de Outubro, no concelho do Paul, estão inscritos 5.331 eleitores nos cadernos de recenseamento, dos quais cinco são cidadãos estrangeiros.

Em 2016 o número de inscritos foi de 5.250 dos quais apenas 3.876 votaram.

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (1 no município da Praia e 1 para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

LN/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos