Autárquicas 2020/Paul: “A indiferença é preocupante” – António Aleixo 

Cidade das Pombas, 19 Out (Inforpress) – O candidato do Movimento para Democracia (MpD) à Câmara Municipal do Paul, António Aleixo, diz-se preocupado com a “indiferença” mostrada pelas pessoas, que dizem não querer ir votar, mas espera que a abstenção possa diminuir agora.

O candidato vê como uma “situação preocupante” a abstenção no município do Paul, que esteve à volta dos 26 por cento (%) nas últimas autárquicas.

“Mas, é através do boletim de voto que podemos expressar o nosso estado de espírito, ou seja, se estamos satisfeitos ou insatisfeitos, ou nem por isso e assim vota a favor, contra ou abster-se”, considerou António Aleixo, mas, para quem quando a pessoa mostra “alguma indiferença já é preocupante”.

Segundo a mesma fonte, são várias as razões para essa indiferença desde razões pessoais como emprego e formação profissional, habitação condigna, mas também a nível social como construção de estradas, campo desportivo ou mesmo outra obra estruturante.

“É uma situação um bocado complicada e que entendemos e tentamos explicar às pessoas, que nada nos deve impedir de ir às urnas e expressar aquilo que é dever do cidadão, que é ir votar”, sustentou, adiantando que através do boletim de voto, que se resolve os problemas e as pessoas devem deixar transparecer o que pensam.

Tudo, conforme a mesma fonte, para não deixar a decisão, no caso do município, nas mãos de outras pessoas.

“Por isso, ficar em casa  e não lutar por Paul não é solução”, reiterou António Aleixo, esperando que nas eleições do próximo dia 25, a abstenção possa diminuir, “pelo menos pela mensagem que o partido tem transmitido”.

Para além de António Aleixo (MpD), concorrem à Câmara Municipal do Paul, Carlos Pires Ferreira pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) e Sandro Gomes pela União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID).

Para as eleições do dia 25 de Outubro, no concelho do Paul, estão inscritos 5.331 eleitores, dos quais cinco são cidadãos estrangeiros.

Em 2016 o número de inscritos foi de 5.250 dos quais apenas 3.876 votaram.

Na corrida para as autárquicas de 25 de Outubro participa um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para a Assembleia Municipal da Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), de São Domingos (1), do Tarrafal de São Nicolau (1), do Sal (1) do Tarrafal (2), da Praia (4) e de São Vicente (1).

LN/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos